quinta-feira, 28 de julho de 2011

IV Simpósio de Comunicação da Fapcom acontece em agosto

O evento deste ano vai debater o lugar do ser humano na Cultura Digital 

São Paulo, 28 de julho de 2011 – A Fapcom - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, instituição voltada para a Comunicação Social e vinculada a uma das maiores empresas de comunicação multimídia do país, a Editora Paulus, promove o IV Simpósio de Comunicação, de 16 a 18 de agosto de 2011, com o tema: Filosofia e Comunicação: Reflexões Interdisciplinares na Cultura Digital.

A Fapcom, que recebeu recentemente a aprovação de graduação em Filosofia pelo Ministério da Educação, está retomando o simpósio de comunicação, como forma de oferecer à sociedade uma reflexão sobre temas que envolvem a cultura digital, como: A nova Teoria da Comunicação, Ética na Comunicação e O pensar as tecnologias na Cultura Digital, ministrados respectivamente pelos professores Ciro Marcondes Filho, Clóvis de Barros Filho e Rogério da Costa.
 
Padre Valdir José de Castro, jornalista e mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e coordenador do evento deste ano, acredita, junto com a Fapcom, que a comunicação contemporânea, em constante mudança, especialmente com o avanço das mídias digitais, exige uma nova reflexão no âmbito cultural e ético. “Com este simpósio, queremos fomentar o debate sobre o lugar do ser humano na sociedade midiatizada e marcada pelos valores mercadológicos”, explica o professor.
 
O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas até o dia 12 de agosto de 2011, pelo site www.fapcom.com.br/simposio. Haverá emissão certificados, mediante comprovação de participação, por meio de assinatura de lista de presença.
 
Serviços
Data: 16 a 18 de agosto
Horário: 19h30
Local: Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana
Número de vagas: 470 por dia
Inscrições pelo site www.fapcom.com.br/simposio até o dia 12 de agosto de 2011
Contato: 0800 709 8707

Evento gratuito. Haverá certificado, mediante comprovação por assinatura em lista de presença.

Programação do IV Simpósio de Comunicação Fapcom
 
16 de agosto - 
A nova Teoria da Comunicação
Qual é a qualidade da comunicação que praticamos hoje? Que novas formas de socialidade estão sendo engendradas pela internet? Quais os avanços e quais as preocupações com os usos políticos das redes sociais?
 
Prof. Ciro Marcondes Filho - Sociólogo e jornalista pela USP, mestre pela FFLCH-USP, doutor pela Universidade de Frankfurt (RFA), pós-doutor pela Universidade Stendhal de Grenoble (França), titular da Cátedra Unesco de Divulgação Científica no Brasil, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autor da Paulus Editora.
 
17 de agosto - 
A Ética na Comunicação
Por que a ética é importante? Qual a relação entre a ética e a comunicação? A comunicação impacta a sociedade? 
 
Prof. Clóvis de Barros Filho - Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1986) e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1985), mestre em Science Politique - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é RTC da Universidade de São Paulo e conferencista pelo Espaço Ética. É autor da Paulus Editora.
 
18 de agosto - 
Pensar as tecnologias na Cultura Digital 
De que forma as novas tecnologias e as redes sociais retratam um avanço na complexidade do capitalismo contemporâneo? Como as redes sociais podem significar, ao mesmo tempo, uma nova forma de organização política e social? Quais novas etapas pode-se esperar na evolução das redes sociais?
 
Prof. Rogério da Costa - Assistente Doutor no Programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Formado em Engenharia de Sistemas e Computação na UERJ, mestre em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia pela Universidade de Paris IV - Sorbonne. Publicou o livro Cultura Digital pela Publifolha, 3a ed. 2008. Coordenador do LInC - Laboratório de Inteligência Coletiva da PUCSP.
 
Sobre a FAPCOM
Fundada em outubro de 2005, a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma instituição voltada para a Comunicação Social e faz parte de uma das maiores empresas de comunicação multimídia do país, a Editora Paulus. A FAPCOM oferece graduação com habilitações em Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, além do curso livre da Melhor Idade, para Terceira Idade. A Faculdade une a reflexão humanística às novas tecnologias, buscando conhecer e aprofundar a cultura da comunicação e formando profissionais que se destaquem no mercado. Em 2012, a Fapcom vai lançar a graduação de Filosofia e Pós-graduação em Comunicação Social.
 
Para outras informações, acesse o site: www.fapcom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário