sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bullying: um problema que começa em casa


Assunto em pauta nos dias de hoje, o bullying é um ato de violência que afeta jovens e crianças no mundo inteiro. No entanto, poucas pessoas associam esse problema ao aos hábitos da família.
“O bullying começa na família, a partir da repetição dos comportamentos vivenciados em casa. Não há um único culpado para a prática do bullying. A escola tem seu papel de zelar por seus alunos enquanto os mesmos se encontram no ambiente escolar, mas jamais será a única responsável pelo controle desta agressão.” explica o psicólogo especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Fernando Elias José.
Para que a sociedade consiga combater este problema, o papel da família pode ser fundamental, assim como a escola e o empenho da sociedade.
“As questões relacionadas ao bullying estão diretamente ligadas a família e conseqüentemente se estende para vida social das pessoas: na escola, nas relações sociais e futuramente no ambiente de trabalho. Em um primeiro momento observa-se um problema comportamental, mas cabe ressaltar que se o problema persistir poderá se transformar em sérios comprometimentos psicológicos. O comportamento é aprendido e também poderá ser modificado, mas para isso tanto o agressor quanto a vítima precisam de ajuda.” afirma  o especialista.
Fernando Elias José é psicólogo, mestrando em Cognição Humana na PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Ministra palestras e é membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Há doze anos dedica-se à pesquisa em Ciências Cognitivas e vem trabalhando com preparação para provas e concursos. Realiza também atividades como consultor comportamental em empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...