terça-feira, 26 de julho de 2011

ARTE NOS TEMPOS DO CAFÉ

A Samaritana
A Semeadura
ESTRÉIA/EXPOSIÇÃO NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES 

Arte nos Tempos do Café é a exposição que será apresentada no Palácio dos Bandeirantes de 02 de agosto a 20 de novembro. Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo – órgão vinculado à Casa Civil –, exibe obras do modernismo, fotos antigas da Capital, objetos que refletem a época áurea da economia do café na história do Estado de São Paulo e suas conseqüências nas artes plásticas do Brasil e no Movimento Modernista em especial. Os visitantes também poderão contemplar diversos pés de café que enfeitam o grande jardim que circunda a sede do governo. 
A mostra reúne pinturas, móveis, louçaria e objetos artísticos do Acervo dos Palácios e de outras instituições paulistas como Museu da Casa Brasileira, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu Paulista. Estarão expostas peças de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Brecheret,  Lasar Segal, Oswaldo Goeldi e John Graz, além de ícones do Modernismo brasileiro, como Religião brasileira, de Tarsila do Amaral; Semeadura, de Clóvis Graciano; e a escultura  Cabeça de Mário de Andrade, de Bruno Giorgi. 
Com curadoria de Ana Cristina Carvalho e consultoria da especialista Cândida de Arruda Botelho, a mostra apresenta uma narrativa que permite uma visita ao Império do final do século XIX e evoca a efervescência econômica vivida na capital paulista no início do século XX. 
 Para a curadora, o percurso propõe a reflexão de temas que pontuaram as relações entre artistas brasileiros e imigrantes, o contexto arquitetônico da cidade de São Paulo e a ascensão social e econômica da época, por meio de obras que acompanharam as mudanças estéticas das artes nesse período que transformou São Paulo. 
Palácio dos Bandeirantes 
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br 
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br 
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo. 

Grátis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...