terça-feira, 15 de maio de 2012

Declamação no Oswald destaca a poesia modernista


 Na foto à direita, o Concurso de Declamação 2011.

No ano em que completa 35 anos, o Colégio Oswald de Andrade, com três unidades em São Paulo – no Alto da Lapa, Alto de Pinheiros e Vila Madalena – transformou um de seus mais tradicionais eventos em uma homenagem ao Modernismo. O Concurso de Declamação, que sempre mobiliza toda a comunidade oswaldiana, este ano terá como tema central a revolução estética desencadeada por Oswald e Mário de Andrade e dezenas de outros artistas. “Além dos 35 anos do Colégio, em 2012 a Semana Modernista, em que Oswald de Andrade teve papel muito importante, completa 90 anos. Por isso resolvemos restringir a escolha dos poemas a um período específico”, explica Sandra Cutar, coordenadora Cultural do Oswald. Haverá 35 participantes, entre alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, ex-alunos, funcionários e pais de alunos. “O Concurso de Declamação acontece anualmente e tem como objetivo estimular nos alunos a leitura e o gosto pela poesia e a literatura em geral”, ressalta Sandra. O evento acontece no dia 19 de maio, a partir das 16h, no Teatro do Oswald, que fica na Rua Cerro Corá, 2.375, Alto da Lapa, em São Paulo.

Na foto à esquerda, o Concurso de Declamação 2011.
Para escolher o vencedor, os jurados analisam a expressão vocal (dicção, intensidade e impostação de voz), a expressão corporal (movimentação no palco e postura), a interpretação (adequação entre poema e resolução cênica) e a pronúncia, para declamação em língua estrangeira. Os professores de Teatro e Artes Visuais também estão envolvidos no processo de ensaio dos alunos, além dos responsáveis pelo ensino de Português e de Língua Estrangeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...