quinta-feira, 17 de maio de 2012

Equipe de pesquisadores da UFSCar desenvolve jogos para o ensino de música


Games já estão disponíveis nas versões on e offline e também para dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está desenvolvendo uma série de jogos virtuais para o ensino e a aprendizagem da música. O objetivo é permitir que alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Musical (oferecido na modalidade a distância) e Licenciatura em Música da Universidade possam aprender de forma lúdica e agradável.
Em 2011, a partir das pesquisas realizadas na UFSCar, quatro jogos foram desenvolvidos por uma empresa de software, que permitem o aprimoramento da leitura de notas de partitura, a percepção dos intervalos musicais e de escalas musicais e a montagem de acordes. Todos eles apresentam diferentes níveis de dificuldade e o conteúdo musical torna-se mais completo e complexo a cada fase, de modo que, ao final, o jogador atinge grande evolução no aprendizado de música. Os jogos trazem, além dos desafios, uma seção de fundamentos na qual o usuário pode se aprofundar na teoria musical tratada.
Já no começo de 2012, o professor Glauber Lúcio Alves Santiago, do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, e os ex-alunos do curso de Licenciatura em Música, Larissa Amurov Korsokovas e Terence Peixoto dos Santos, responsáveis pela concepção musical e conceitual dos quatro primeiros jogos, decidiram desenvolver, na própria Universidade, mais um game que pudesse servir como ferramenta inovadora e criativa para o ensino de música. Foi então criado o "Incrível Músico das Neves", um jogo que trabalha conceitos musicais e que, em sua primeira versão, apresenta o tema Intervalos Harmônicos qualificados em justos, maiores, menores, aumentados e diminutos.
O jogo possui dois modos: no primeiro, Modo História, o jogador é convidado a participar da aventura de Lânio, um rapaz que desejava muito aprender música e que acabou explorando o gélido território de Vallis Pulchrae; no segundo, Modo Desafio, o jogador testará suas habilidades exploratórias e nos intervalos abordados.
Os cinco games estão disponíveis tanto nas versões on e offline e também para dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android e são utilizados pelos alunos da UFSCar em algumas disciplinas dos cursos de Música, mas podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em se aperfeiçoar musicalmente.
Os jogos podem ser acessados no endereço http://educacaomusical.sead.ufscar.br/jogos/ e, em breve, uma nova versão do "Incrível Músico das Neves" será lançada com novos conteúdos e propostas de interação e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário