quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pesquisador apresenta dissertação comparando mídia exterior nas cidades de Buenos Aires e São Paulo


Aparecimento da mídia exterior esta ligada ao modelo de desenvolvimento de cada  cidade


Em dissertação a ser apresentada esta semana através do Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP), o pesquisador Sérgio Rizo lança o olhar para as diferentes formas de apresentação da mídia exterior em duas cidades que têm como característica primordial a centralização do potencial econômico de seus países – Brasil e Argentina. Desta observação surgem ligações entre o modelo de crescimento adotado em cada metrópole e os tipos de mídia exterior. Em São Paulo, os tipos de painéis vão se adaptando ao desenho urbano da cidade que passou por repetidos momentos de renovação urbana, em que se coloca “tudo abaixo” para sobreposição de “novos” elementos. Assim, a partir da década de 70, empresários paulistanos estabelecem padrões como o brasileiríssimo “outdoor”.  Já na capital portenha, a preservação arquitetônica de prédios históricos coincide com a manutenção de antigas formas de publicidade que convivem até hoje com os mais modernos painéis luminosos e eletrônicos, criando no ambiente urbano uma colcha de retalhos de formas e estilos.
A partir do levantamento sistemático de matérias do jornal Folha de São Paulo e dos argentinos Clarín e La Nación, Rizo analisa problemas recorrentes ao tema da mídia exterior no cotidiano das duas cidades. Através da interpretação dos discursos apresentados nas publicações, o pesquisador organiza uma sequencia de eventos que demonstram possíveis jogos de interesse que justificam a existência ou não da mídia exterior nestas cidades.
Se hoje a publicidade exterior parece estar ligada à ideia de poluição, em São Paulo ela já foi sinônimo de modernidade e prosperidade. Buenos Aires, por sua vez, ainda alimenta o sonho iluminado de reproduzir a “Time Square” em terras Sul-americanas. Ainda no campo do imaginário a escolha do termo "Cidade Limpa" parece ser a reedição do bem sucedido jargão “varre, varre vassourinha” de Jânio Quadros. Simbologias à parte, este projeto transformou São Paulo na única metrópole do mundo sem mídia exterior. Essa excepcionalidade permite o desenvolvimento de um grande processo de licitação que pode trazer para a capital a maior receita já paga para fornecimento e gestão de mobiliário urbano.
O trabalho apresenta ainda o mapeamento e inventário fotográfico dos painéis publicitários mais representativos das avenidas Nove de Julho, em Buenos Aires, e Paulista, em São Paulo. Na capital paulista Rizo encontra novas formas de mídia exterior como alternativas às tipologias proibidas. Sejam marcas “patrocinadoras” em guaritas policiais e faixas de eventos, ou cartazes em bancas de jornal. “A pesquisa indica que empresas multinacionais do segmento de mobiliário urbano podem ter influenciado decisivamente para a eliminação da mídia exterior convencional de São Paulo, visando criar uma situação excepcional onde estes equipamentos se tornam o único meio de mídia no ambiente público”, explica.
Sobre o pesquisador  
Sérgio Rizo é geógrafo formado pela USP e autor do livro “A mídia Exterior na Cidade de São Paulo”, editora Necrópolis (2009). Para ele, o principal ponto desta nova pesquisa é que “ao comparar a mídia existente em situações distintas percebemos que sua mera existência, fruto de impasses entre empresários e o poder público, não deixa de ser uma expressão da sociedade, servindo assim como objeto de interpretação do modo de vida de determinada população”.
Serviço
O que: Defesa da dissertação "Estudo comparativo da mídia exterior em São Paulo e Buenos Aires" de Sérgio Ávila Rizo. Orientado por Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch – Escola de Comunicações e Artes – ECA/PROLAM/USP
Quando: 18 de maio, às 10h
Local: PROLAM/USP - Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia - Favo 1
Mais informações sobre o autor: http://about.me/sergiorizo
Assessoria de Imprensa

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho que tanto tem contibuido para um melhor entendermos desse meio.

    Atenciosamente
    Jovi Nascimento
    www.jnmidia.com.br

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