quinta-feira, 19 de maio de 2011

Educação ou o quê?


Educação ou o quê?

No mais recente lançamento da Summus Editorial, a psicanalista Anna Veronica Mautner propõe reflexões para pais e professores. O objetivo é, diante das fronteiras cada vez mais tênues entre público e privado e a falta de limites, discutir a educação transmitida às crianças e aos jovens.

Diz o dicionário que educar é formar indivíduos aplicando métodos adequados que podem variar de acordo com a época. Porém, a palavra "educação" abriga uma série de significados. No livro Educação ou o quê? - Reflexões para pais e professores (120 p., R$ 32,90), a psicanalista Anna Veronica Mautner aborda temas que intrigam a todos nós: afinal, quem deve educar, a família ou a escola? A escola deve ser tradicional ou liberal? Como impor limites aos filhos e aos alunos?

Pautando-se em valores como ética, respeito e construção da cidadania, o livro traz sugestões para equacionar essas dúvidas. Na primeira parte, destinada aos educadores, Anna Veronica afirma que, sem bons modelos, os jovens não conseguem evoluir. "A função de ampliar horizontes é da escola, onde encontramos informações e noção de possibilidades. É onde o mundo nos oferece a paisagem e o horizonte do bem-estar", afirma.

Entre um dos temas abordados pela autora está a valorização - social, profissional e salarial - do professor. "Voltando a muitas e muitas décadas atrás, já houve tempo em que ser reconhecido pelo professor dava pontos no placar. Quando e por que isso mudou?", pergunta ela?

Outra reflexão proposta pela autora é a seguinte: a educação "livre", sem regras nem método, funciona? Não reprovar para não ferir é a melhor saída? "Se não houver disciplina, a aprendizagem de todos será prejudicada. E disciplina não é mudar o temperamento, a personalidade, o jeito de ser de ninguém: é apenas absorver um código e se comportar de acordo com ele para tornar o coletivo possível", acredita.
Quanto à violência física e psicológica sofrida por crianças no mundo todo, Anna Veronica afirma que a escola precisa ter papel mais atuante, protegendo os mais fracos. Na sua avaliação, a liberdade desprotegida pode ser extremamente massacrante para uns e palco de exibição de força para outros.

Na segunda parte da obra, Anna Veronica dirige-se aos pais, para quem nunca foi tão difícil transmitir valores. A preocupação com a violência e com uma série de perigos tem transformado os pais em verdadeiros espiões de seus rebentos. Para a autora, o excesso de vigilância produz seres humanos tolhidos e dependentes. Como essas criaturas poderão se tornar autossuficientes e encher os pais de orgulho?
Além disso, diz, é preciso criar espaço para que os filhos realizem descobertas, o que não vem acontecendo: "Tal é a ansiedade do adulto em querer ser um educador eficiente das novas gerações (seja como pai seja como mestre) que elimina a ocasião da descoberta".

Em relação à internet, Anna Veronica é taxativa: "Como existe cada vez menos segurança fora dos muros de casa, nem se pode sonhar com o retorno à calçada. Precisamos, isso sim, olhar sem implicar com o recém-conquistado espaço do universo tecnológico. A internet não é perfeita, mas é o melhor arremedo possível do crescimento em liberdade".

Assim, o livro fornece respostas sobre a nobre tarefa de preparar os jovens para a vida. Para o jornalista Marcelo Coelho, que assina o prefácio, "os textos de Anna Veronica Mautner procuram balancear, com grande sabedoria, o 'moderno' e o 'tradicional' em matéria de educação. Como educar esse jovem, que será encarregado de mudar o nosso mundo, sem conceder de graça coisa nenhuma a suas fáceis revoltas, a seu comodismo, a talentos protegidos em clima artificial de estufa?"

A autora

Anna Veronica Mautner é socióloga, psicóloga e psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Além do trabalho clínico, interessa-se pela divulgação da abordagem psicanalítica na apreensão do cotidiano. Para tanto, tem investido em redigir crônicas. Autora de Crônicas científicas (Escuta) e de Cotidiano nas entrelinhas (Ágora), escreveu um capítulo no livro Céu da boca - Lembranças de refeições da infância (Ágora). É colunista do caderno Equilíbrio, da Folha de S.Paulo, e da revista Profissão Mestre.

Título: Educação ou o quê?- Reflexões para pais e professores
Autora: Anna Veronica Mautner
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 32,90
Páginas: 120
ISBN: 978-85-323-0783-5
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...