terça-feira, 31 de maio de 2011

Livro - A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CACHAÇA



Messias S. Cavalcante

Apesar de fazer parte do cotidiano do brasileiro há séculos, existem poucas certezas sobre as origens da cachaça. Boa parte dos estudiosos que se debruçam sobre o assunto encontram muitas lacunas pelo caminho em suas pesquisas, gerando "achismos" ou fatos sem comprovação.

Uma das mais importantes verdades – sobre a criação da bebida no Brasil – pode ter nascido, por exemplo, de uma visão ufanista, mas pouco científica.

Neste livro, o autor tenta encontrar respostas para mitos sobre as origens da cachaça, indo às principais fontes historiográficas, mas também à cultura popular e ao folclore, conseguindo montar uma visão singular e muito própria sobre a bebida, que ,segundo ele, forma junto com o Carnaval e o Futebol um tripé cultural em nosso país.

Messias S. Cavalcante, como um dos maiores conhecedores nacionais do assunto, nos oferece aqui uma leitura envolvente e sensível, recontando através da cachaça também a história de pioneiros e colonizadores e de todo um povo que evolui sempre… com um trago na mão e um samba no pé.

 

 A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CACHAÇA

Messias S. Cavalcante

608 páginas
Formato: 16x23

ISBN: 9788588193628

R$ 67,00

 

Autor

Messias S. Cavalcante, Ph. D. em Biologia, nasceu em Andradina-SP, ex-pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Reside atualmente no Sul de Minas Gerais, à beira do Lago de Furnas. É detentor do Guinness Record para a maior coleção de garrafas de cachaças do mundo.

Site oficial do autor

www.pingaiada.alfenas.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...