terça-feira, 31 de maio de 2011

Docentes de Sorocaba participam da publicação de livro internacional sobre a água

Professoras do curso de Engenharia Florestal da UFSCar escreveram dois capítulos da obra

Docentes do campus Sorocaba da UFSCar participam da obra internacional "Sustainable water management in the tropics and subtropics - and case studies in Brazil - Vl.1", publicada pela Universidade de Kassel, na Alemanha, juntamente com diversas universidades brasileiras, dentre elas a UFSCar. O livro reúne experiências sobre recursos hídricos superficiais e subterrâneos; bacias hidrográficas; uso e manejo da água na irrigação, degradação ambiental; e impactos sobre a saúde.
As professoras Kelly Tonelo e Roberta Valente, do curso de Engenharia Florestal do campus Sorocaba, participaram da obra com os capítulos "Surface and Underground Water Experience in Brazilian Watersheds", de Tonelo e "Multicriteria Evaluation In The Definition Of Priority Areas For Forest Restoration, Aiming At The Sustainable Water Management", de Valente, que abordam os métodos no ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) empregado na definição de áreas prioritárias, neste caso, para a restauração florestal tendo em vista a conservação de recursos hídricos.
De acordo com Valente, a importância deste livro é "a sua capacidade de agregação de diferentes critérios, com distintos níveis de importância, ao processo de tomada de decisão e à representação da distribuição espacial das áreas a serem restauradas".
O livro traz 52 artigos que tratam sobre água e agricultura, incluindo temas ligados a irrigação, água superficial e subterrânea, solos, florestas, aquicultura e segurança alimentar. Além dos autores dos artigos, foram convidados quatro fotógrafos profissionais para exporem, à frente de cada capítulo, seus olhares sobre o tema "Água".
Como a concepção dos organizadores era fazer um livro colaborativo, que tivesse o maior impacto possível, decidiu-se torná-lo de domínio público, disponibilizando-o na íntegra na (http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pedagogia/5-publicacoes/)Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...