terça-feira, 25 de maio de 2010

EdUFSCar lança livro para compreender a importância da troca de conhecimento para educação

 
Obra discute sobre uma das principais tarefas da educação, o estímulo à experiência com a alteridade

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lança a obra "Educação e Alteridade", organizada pelas professoras Ettiène Guérios, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Tânia Stoltz, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. De acordo com as autoras, o processo educativo tem valor emancipatório em si e não é apenas instrumento para a garantia da sobrevivência ou para a ascensão social. Assim, a educação tem como meta o desenvolvimento do ser no plano corpóreo, mental e espiritual, preparando-o para o autoaprendizado e para a construção de um sentido para a sua existência, sendo que esse desenvolvimento humano passa necessariamente pela alteridade, ou seja, troca com o conhecimento do outro.
O livro "Educação e Alteridade" tem como objetivo fomentar o debate a partir de diferentes enfoques teóricos e pesquisas sobre a relação educação e alteridade, de caráter interdisciplinar. O conjunto de capítulos sobre o tema pontua o papel do outro nos processos educativos a partir dos seguintes eixos: Discussões teóricas sobre a relação educação e alteridade e Pesquisas empíricas envolvendo a contribuição do outro no processo educativo. 
Entre os artigos, o livro conta com o "Tolerância e respeito à alteridade em uma educação democrática", do professor Celso de Moraes Pinheiro, da UFPR. O artigo aponta que se a educação pretende o desenvolvimento do espírito cidadão e democrático torna-se imprescindível uma formação que insira a tolerância como fundamental no processo de educação. Assim, o autor entende que o reconhecimento do pluralismo representa o início da ideia de tolerância, que vai além do respeito a leis e regras. 
O "Educação e Alteridade" já está disponível para venda na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos e também pela Internet, em www.editora.ufscar.br. Outras informações pelo telefone (16) 3351-8962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Fizemos história pelas crianças no G20”, diz adolescente em evento inédito da Save The Children e Plan International Brasil

  Ynara, 17, foi uma das adolescentes que entregou uma carta de 50 mil crianças a líderes do G20. Painel contou com a presença ministros e a...