segunda-feira, 31 de maio de 2010

Especial, direto de Dublin - Na rua, Irlandeses condenam ataque de Israel

31/05/2010


Quase 2000 manifestantes irlandeses condenam ataque a navios e exigem expulsão de embaixador israelense

Autoridades confirmam que havia oito cidadãos da Irlanda no navio atacado.


Gustavo Oliveira*

AGÊNCIA NOTISA especial de Dublin Em mais uma condenação pública à última ação de força cometida pelo Estado de Israel, cerca de 1.700 pessoas de diferentes idades, etnias e nacionalidades se reuniram no centro de Dublin (República da Irlanda) contra o ataque aos navios de ajuda humanitária que se destinavam à Faixa de Gaza.

O protesto, organizado pela organização não-partidária Ireland Palestine Solidarity Campaign (IPSC – em português,  campanha de solidariedade à Palestina), teve início às 18h (14h em Brasília) e marchou por aproxidamente 6km até a embaixada Israelense em Dublin.

Além das tradicionais palavras de ordem – "Free, Free Palestine!" –, os manifestantes exigiram a expulsão do embaixador de Israel do país, em repúdio à política do país. Manifestações públicas contra o incidente também foram realizadas em outras cidades tais como Cork, Derry, Sligo, Waterford, Galway e Belfast (Irlanda do Norte).

Os políticos locais presentes à marcha celebraram a união em torno do tema dos diferentes partidos irlandeses, que criticaram a ação militar contra a ajuda humanitária e seu resultado catastrófico. Eram previstos que dois parlamentares irlandeses estivessem a bordo dos navios atacados, mas foram impedidos de embarcar por autoridades cipriotas.

Posição oficial

De acordo com informações do Irish Times, o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, exigiu que uma investigação em torno do tema seja levada a cabo, alegando que o bloqueio à ajuda humanitária conduzido por Israel é ilegal segundo as leis internacionais."Embora o governo israelense tenha se retirado de Gaza, eles continuam uma força ocupante de fato visto que decidem quem entra e quem sai de lá", afirmou e acrescentou: "a razão desse problema está diretamente relacionado ao fato de que há um bloqueio humanitário. Eu acredito que isso é uma violação da lei internacional. Pessoas têm o direito à ajuda humanitária".

Na mesma linha, o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Micheál Martin, convocou o embaixador israelense no país, Dr. Zion Evrony, para discutir o incidente, e declarou estar "gravemente preocupado" com o assalto aos navios. "Os relatos de que até 15 pessoas foram mortas e 50, feridas, se confirmados, constituiriam uma resposta totalmente inaceitável por parte do exército israelense a uma missão humanitária buscando entregar suprimentos muito necessários ao povo de Gaza", disse.

Ao todo, o governo da República da Irlanda confirmou a presença de oito cidadãos irlandeses a bordo dos navios, além de outros quatro indivíduos com dupla cidadania que possuem passaporte do país. Até o momento, as informações disponíveis indicam não haver irlandeses mortos ou feridos no incidente.

*Subeditor da Agência Notisa



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...