sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia do Bibliotecário


 A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), em parceria com o Goethe Institut Rio de Janeiro, realizará, na próxima segunda-feira, 12 de março, um grande evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário. Entre as atrações, palestras com especialistas brasileiros e estrangeiros, além de um sarau de poesias nos jardins da BN com a presença de Paulo Betti e Cássia Kiss. As inscrições para as palestras superaram as expectativas e se encerraram, mas o público está convidado para o sarau, que começa às 18h30.
A comemoração tem início com uma mesa-redonda às 14h com a presença do Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª região, Marcos Miranda, da Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Elisa Machado, da Diretora do Centro de Referência e Difusão Biblioteca Nacional, Mônica Rizzo, e da Bibliotecária do Goethe-Institut Rio de Janeiro, Almerinda Stenzel.
A partir das 14h30, a diretora da nova Biblioteca Pública de Stuttgart e vice-diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas da cidade alemã, Christine Brunner, discutirá os “Conceitos inovadores em arquitetura clássica: a nova Biblioteca Pública de Stuttgart”. A palestra, que contará com tradução simultânea, falará do ousado projeto, que custou 79 milhões de euros, e levou o país a uma ampla discussão sobre o papel da biblioteca neste cenário de mídias em rápida transformação.
André de Araújo, professor do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ, fechará a programação de palestras do Dia do Bibliotecário. A partir das 16h, André abordará diferentes temas sobre a formação do bibliotecário, com a palestra “Por uma biblioteconomia mais humanista”.
A partir das 18h15, e para encerrar as comemorações do Dia do Bibliotecário, a Biblioteca Nacional, em parceria com a Casa da Gávea e a editora Companhia das Letras, promove um sarau de poesia em homenagem aos 110 anos de Carlos Drummond de Andrade. Entre os artistas que farão a leitura das poesias, nomes como Paulo Betti, Cristina Pereira, Vera Fajardo e Eucanaã Ferraz.
Sarau de Poesias - Dia do Bibliotecário na Biblioteca Nacional
12 de março, às 18h30, no Auditório Machado de Assis
Jardim da Biblioteca Nacional - Rua México, s/nº
Centro – Rio de Janeiro
Entrada Franca
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...