sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pedagogia da transgressão, de Ruy Cezar do Espírito Santo


 Nas últimas décadas, a relação ensino-aprendizagem vem sendo duramente criticada. Professores desmotivados, estudantes que não veem relação entre o conteúdo apresentado em sala de aula e o cotidiano que vivenciam, autoritarismo, profissionais que se tornam docentes sem saber como transmitir seus conhecimentos. Como mudar essa realidade? 
De acordo com Ruy Cezar do Espírito Santo, é preciso apostar na pedagogia da transgressão – proposta baseada no desenvolvimento de um ensino que leve em conta as diferenças individuais dos educandos, confrontando a escola tradicional. O que Ruy propõe é, assim, um novo paradigma para a educação.
Neste livro – destinado a educadores de todos os níveis e a estudantes de pedagogia –, o autor apresenta as transgressões que permearam seus quarenta anos de experiência docente nos diversos níveis de ensino, buscando caminhos alternativos para a educação e "transgredindo" as práticas pedagógicas antigas. Depoimentos dos alunos sobre o caráter transformador do trabalho de Ruy Cezar coroam a obra de forma magistral.
***
Ruy Cezar do Espírito Santo é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela USP, mestre em Educação pela PUC-SP e doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp. Leciona na PUC-SP, na Faap e na pós-graduação lato sensu da Unimesp. Publicou pela Editora Ágora Histórias que educam e O autoconhecimento na formação do educador.
.
Grupo Editorial Summus
Rua Itapicuru, 613, 7º andar - Perdizes CEP 05006-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3872-3322 - Fax (11) 3872-7476

enc.p/nlb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...