sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ipea mede percepção social sobre educação

Estudo mostra como a população avalia a qualidade da educação e ações específicas no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta na próxima segunda-feira, 28, às 10 horas, em Brasília, o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre educação. O indicador mostra a percepção dos brasileiros por região, faixa etária, raça ou cor, renda e sexo.  O lançamento será feito em entrevista coletiva na sede do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, quadra 1, bloco J, edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo) com transmissão ao vivo, pela internet, para todo o Brasil.

Na edição sobre educação, buscou-se captar a percepção atual da população em relação à educação pública, de forma geral, além da opinião sobre ações públicas entendidas como importantes para uma educação de qualidade: os Conselhos Escolares, o Programa do Livro Didático, o Programa da Merenda Escolar e o Programa Universidade para Todos, o ProUni.

 

SIPS

O sistema de indicadores permite ao setor público estruturar as suas ações para uma atuação mais efetiva, de acordo com as demandas da população brasileira. Já foram divulgadas edições sobre justiça; cultura; segurança; igualdade de gênero; bancos; mobilidade urbana; trabalho e renda; e saúde.  

 A pesquisa é feita presencialmente. Para a elaboração do indicador, foram ouvidos 2.773 brasileiros em todos os estados do País. A técnica usada é a de amostragem por cotas, que garante representatividade e operacionalidade e mantém a variabilidade da amostra igual à da população nos quesitos escolhidos. A margem máxima de erro por região é de 5% e o grau de confiança é de 95%.

 

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

 www.ipea.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário