quarta-feira, 4 de março de 2009

Seminario em Sao Carlos (SP) promove reflexao sobre inovacoes nos processos de ensino e aprendizagem na Educacao Superior

III Seminário de Inovações Pedagógicas acontece entre os dias 10 e 12 de março, na Universidade Federal de São Carlos

Entre os dias 10 e 12 de março, será realizado o III Seminário de Inovações Pedagógicas no ensino de Graduação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Esta edição tem como tema "Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem". A partir do trabalho com os docentes, o evento atende ao compromisso da Universidade de contribuir para a formação de profissionais cidadãos capazes de uma ação interativa e responsável na sociedade.
O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, por meio da sua Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico. O Seminário configura-se como uma oportunidade de ampliar conhecimentos, analisar, discutir, propor e vivenciar práticas pedagógicas inovadoras, bem como buscar maior integração do corpo docente. Entre os objetivos da iniciativa estão a reflexão sobre a inovação nos processos de ensino e aprendizagem; a vivência de práticas inovadoras na área; a apresentação de experiências pedagógicas desenvolvidas na UFSCar; e a discussão sobre a atuação do professor reflexivo na formação do profissional.
Para a Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, professora Emília Freitas de Lima, o importante é ter resultados no trabalho do professor que interfiram na formação adequada do estudante. "Espera-se que o aprofundamento da discussão sobre processos de ensino e aprendizagem produza preciosos subsídios à formação profissional e pessoal dos nossos alunos", afirma ela.
Durante o evento serão realizadas palestras, oficinas, grupos de trabalho e apresentação de experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito da UFSCar. A programação do evento prevê atividades nos três campi da UFSCar, em São Carlos, Araras e Sorocaba. A programação completa do Seminário em cada campus da Universidade pode ser conferida em www.ufscar.br/inovacoespedagogicas. Para conduzir as palestras, oficinas e grupos de trabalho, o Seminário conta com a participação de cerca de 20 docentes e pesquisadores da UFSCar e de outras instituições do Brasil e de Portugal.
O público-alvo do Seminário é formado pelos docentes da UFSCar, mas também há vagas para professores de outras instituições, pós-graduandos e técnico-administrativos. A participação no Seminário é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do Seminário, através do e-mail coordped@ufscar.br, ou pelos telefones (16) 3351-9589 e 3351-8434.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...