quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DO PECADO - LISBOA ED. GUERRA E PAZ


Encaminhado por
Nair Lúcia de Britto
Data: Segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011, 23:15

THOMSON, Olivier, Historia do Pecado. Lisboa: ed. Guerra e Paz, 2010 (Ca. 372 pp. e 18 euros)
"Era delito comer carne à sexta-feira na Inglaterra isabelina, [séc. XVI - nota de Kriu] provavelmente devido à vontade de apoiar a frota pesqueira " (p. 63)

 
"Do mesmo modo, faz sentido seguir Aristóteles e Buda na escolha do «meio termo», nem demasiado puritano nem demasiado permissivo (...) : a História indica claramente que as sociedades extremadas têm sido as menos estáveis. Já vimos a importância de não deixar que a componente estatal de um sistema moral se torne dominante; as sociedades em que o patriotismo e outras virtudes machistas sejam considerados mais importantes tendem a precipitar-se em crises e prejudicar o sistema moral que pretendem proteger." (352)

"O desafio para o séc. XXI está em construir um novo ethos de maturidade baseado em objectivos positivos e não negativos; um ethos que tenha em conta a crise que o planeta e a população enfrentam, um código edificado na compaixão e não somente no medo" (p. 353)




--
Publicada por Blogger em Kriu a 1/03/2011 10:24:00 PM
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...