sábado, 10 de outubro de 2009

"VERTIGEM" MOSTRA DE ARTE NA FAAP: OSGÊMEOS

A nova mostra "Vertigem" dos artistas plásticos OSGEMEOS estará em cartaz no Museu de Arte Brasileira – MAB – na FAAP, em São Paulo, de 25 de outubro a 13 de dezembro deste ano.


Além dos trabalhos apresentados pela dupla de artistas, Gustavo e Otávio Pandolfo, em Curitiba e no Rio de Janeiro, a exposição contará com obras novas, destinadas especialmente para este evento.


"A mostra promove o melhor diálogo do graffite com as artes plásticas em instalações; pinturas, esculturas e objetos sonoros.", segundo informações à imprensa.


Impossível precisar a quantidade e caracteríticas dessas obras, o que é um dado fundamental do caráter dos artistas, sempre voltados para o inesperado; capazes de criar, surpreender e inventar, de forma impressionante. Mas, certamente, quem visitar a mostra estará cercado por todos os lados pelo trabalho d'OSGEMEOS.


São obras que expressam o olhar sensível desses dois artistas voltados sobre o cotidiano brasileiro; desde a periferia urbana ao folclore nordestino. Traduzidas em cores alegres, personagens melancólicos e em cenários surrealistas. Os desenhos de figuras com a pele amarelada, narizes largos e olhos espaçados caracterizam-se por um lirismo ingênuo.


Vale lembrar que a exposição tem o patrocínio do Deutsche Bank.




Perfil dos artistas:

 

OSGEMEOS, Gustavo e Otávio Pandolfo (paulistanos, de 1974) começaram sua trajetória artística na street art, em 1980, retratando as culturas regionais do Brasil, nos muros de São Paulo.


Em 1993 deram início a participações coletivas. Em seis anos passaram a fazer parte do cenário internacional da arte urbana e contemporânea.


Em 2007 pintaram um dos castelos mais famosos da Escócia: o histórico castelo de Kelburn, em Ayrshire.


No ano seguinte, pintaram a fachada do prédio da Tate Modern, de Londres, grande centro cultural da arte contemporânea internacional.


Em junho deste ano, coloriram o grande muro pintado por Keith Haring (1982), em New York. Segundo declarou Roberta Smith no New York Times: "Um mural fantástico e épico, um sonho de felicidade traçado à melancolia; e realismo mágico."

 

NAIR LÚCIA DE BRITTO



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...