terça-feira, 6 de outubro de 2009

Artigo Dia das Crianças

 

 

Em que momento deixamos de ser crianças?

                                                                                         

 *(Eder Roberto Dias)

 

Um sonho começa quando percebemos que ser criança é algo muito especial! Por mais que passe o tempo, por mais que os anos nos transformem em adultos responsáveis e maduros seremos sempre crianças que buscam momentos de felicidade, prazer e diversão.

 

Não há adultos que não reconheçam a essência de um olhar infantil ou a pureza que nos toca ao ouvirmos um sorriso inocente de uma criança. Porém o rumo dessa inocência vem sendo mudada por atitudes inescrupulosas de pessoas amarguradas e entristecidas que se esqueceram que um dia foram crianças felizes.

 

Aceitam tão somente a pressão de uma vida que escraviza, culpa e deturpa a forma correta em se viver! De nada adianta fechar nossos olhos para a fantástica maneira em sermos ainda crianças mesmo que crescidos. Enquanto olharmos o nosso todo com a responsabilidade de encontrarmos defeitos, mentiras e falsos momentos de satisfação nossa realidade não será exposta na continuidade do nosso existir.

 

O mundo não deve ser visto como algo que nos pune, mas sim, como algo que nos dá direito em sermos o que quisermos. Quando criamos em nós apatias, pesadelos e intolerâncias para com o todo que nos cerca nos tornamos vazios, injustos e distantes da origem que nos faz humanos.

 

A criança existente dentro de cada um de nós não deve morrer só porque achamos que nosso tempo passou e que a idade nos faz distantes em demasia desse fluxo. Em que momento deixamos de ser crianças? Quando deixamos de sonhar, cantar, desejar e amar, pois uma criança representa a realidade de todos nós que acreditamos na verdade, na justiça e em tudo que nos traga uma relação sadia entre a vida representada em um cotidiano que não seqüestre de nós a criança de nossas irresponsabilidades sem pecados.

 

Somos seres humanos e nos preocupamos com as contas financeiras que chegam todos os meses naqueles mesmos dias, estamos preocupados em como manteremos nossos empregos, em como caminha a humanidade e, nos esquecemos de sermos crianças!  Estamos tão robotizados que as estruturas de nossas crianças vêem sendo desrespeitadas: queremos dar a elas a responsabilidade de serem adultas antes do tempo e, por sua vez, frustrando antecipadamente o direito ao qual um dia tivemos.

 

De nada adiantará termos todo dinheiro do mundo ou darmos a elas todos os brinquedos mais modernos, pois em que tempo em suas vidas eles se sentirão realmente crianças? Estamos vivendo uma demagogia inescrupulosa e irracional! Estamos chocados com a falta de cultura entre os jovens, estamos afastando nossos filhos de uma relação mais aproximada de uma fé que priorize o comportamento junto a Deus e, por fim, deixamos de brincar, participar e de estar junto a elas.

 

Dia 12 de outubro é o Dia da Criança! Mas de uma criança integrada ao sonho, fantasia, criação e desejos de felicidade, onde a igualdade não é uma irrealidade que habita o mundo dos homens pensadores e conhecedores da ciência e da fronteira entre o sucesso e os pesadelos.

 

Devemos nos permitir mais, devemos enriquecer as lembranças boas que farão parte de nossos filhos no amanhã para que se tornem homens muito mais felizes do que nós. Ainda somos uma geração nascida de um desejo de liberdade social e igualdade de condições. Mas eles serão a continuidade de todos nós e para que isso aconteça devemos nos presentear no dia 12 de outubro com o direito de estarmos novamente crianças.

 

Sendo crianças inocentes que se desprendam das responsabilidades e se aproximam do mundo existente dentro de cada criança que habite o mundo infantil! Ao invés de gritarmos palavrões em meio a um engarrafamento, ao invés de discutirmos com nosso gerente em um banco qualquer ou nos precipitarmos a qualquer tipo de sofrimento, busquemos nos apoiar na criança existente em nós e em tudo que faça bem a seu filho que lhe verá e viverá para sempre no mundo infantil que sempre existirá! 

 

A morte só acontece quando não criamos elos com aqueles que amamos, assim também é a criança que nos acompanha nessa relação com a vida e participa em tudo que nos acontece. Uma criança feliz será um homem feliz! Por isso, apodere-se desse direito!

 

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!!!!!!!

 

 

 

*Eder Roberto Dias é autor do livro “O Amor Sempre Vence...”, publicado pela  Editora Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...