quarta-feira, 2 de setembro de 2009

artigos recentes

Professores e alunos no contexto da formação tecnológica: caminhos para uma nova discussão
 
Wellington de Oliveira
 publicado em 02/09/2009

Resumo:

Neste artigo tenho como objetivos compreender a relação tecnologia e ensino e discutir os papéis de professores e alunos em contextos virtuais de aprendizagem com base no arcabouço teórico da Complexidade – Morin (2000, 2008), Moraes (2007) e da Formação Tecnológica – Lopes (2003), Kenski (2001), dentre outros.

Palavras-chave: formação tecnológica, complexidade, aprendizagem virtual.

Abstract

In this article my objectives are understand the relationship technology and teaching and to discuss the teachers' papers and students in virtual contexts of learning with base in the theoretical outline of the Complexity - Morin (2000, 2008), Moraes (2007) and of the Technological Formation - Lopes (2003), Kenski (2001), among others.

Key-words: technological formation, complexity, virtual learning

 

 

Reflexões acerca de algumas abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar
Marta Nascimento Marques; Hugo Norberto Krug
publicado em 02/09/2009

Resumo: No dia-a-dia de sua prática docente, o professor de Educação Física Escolar, mesmo que de forma pouco consciente, apóia-se em determinada concepção de aluno, de ensino e aprendizagem pelo qual é responsável e constrói o seu papel, o papel do aluno, bem como a metodologia, a função social da escola e os conteúdos a serem trabalhados. Frente a essa construção, dificilmente o professor seguirá uma única abordagem/concepção para desenvolver o ensino, mas utiliza-se de algumas delas como embasamento pedagógico no desenrolar de sua profissão.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; abordagem/concepção; ensino.

 

 

Professores e alunos no contexto da formação tecnológica: caminhos para uma nova discussão
Wellington de Oliveira
publicado em 02/09/2009

Resumo:

Neste artigo tenho como objetivos compreender a relação tecnologia e ensino e discutir os papéis de professores e alunos em contextos virtuais de aprendizagem com base no arcabouço teórico da Complexidade – Morin (2000, 2008), Moraes (2007) e da Formação Tecnológica – Lopes (2003), Kenski (2001), dentre outros.

Palavras-chave: formação tecnológica, complexidade, aprendizagem virtual.

Abstract

In this article my objectives are understand the relationship technology and teaching and to discuss the teachers' papers and students in virtual contexts of learning with base in the theoretical outline of the Complexity - Morin (2000, 2008), Moraes (2007) and of the Technological Formation - Lopes (2003), Kenski (2001), among others.

Key-words: technological formation, complexity, virtual learning.

 

Conselhos de classe participativos: um estudo de caso
José Edimar de Souza
publicado em 02/09/200

Este trabalho é parte de um estudo de caso qualitativo realizado em três escolas públicas (municipal e estadual). Na busca de uma prática mais coerente em organização e gestão da avaliação da aprendizagem. Foi investigado o processo do conselho de classe participativo em Novo Hamburgo e Campo Bom, sendo uma escola municipal de Sapiranga

 

 

 

 

Reflexões acerca de algumas abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar
Marta Nascimento Marques; Hugo Norberto Krug
publicado em 02/09/2009

 

 

Resumo: No dia-a-dia de sua prática docente, o professor de Educação Física Escolar, mesmo que de forma pouco consciente, apóia-se em determinada concepção de aluno, de ensino e aprendizagem pelo qual é responsável e constrói o seu papel, o papel do aluno, bem como a metodologia, a função social da escola e os conteúdos a serem trabalhados. Frente a essa construção, dificilmente o professor seguirá uma única abordagem/concepção para desenvolver o ensino, mas utiliza-se de algumas delas como embasamento pedagógico no desenrolar de sua profissão.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; abordagem/concepção; ensino.

 

 

Experimentando Saramago
 Margarete Husendeger
 publicado em 02/09/2009

 

 

Ler é uma daquelas experiências da qual nunca saímos os mesmos. Não importa se o livro é bom ou ruim, ele sempre irá nos transformar, nem que seja pelo simples ato de fechá-lo antes de o termos concluído. No entanto, existem leituras que nos marcam de tal maneira que passam a fazer parte de nossas vidas. Terminamos de ler um livro sentindo que algo de muito especial nos aconteceu.

 

 

 

Sonho, logo existo!
 
Valfrido Nunes
 publicado em 02/09/2009

 

 

Já me arrisquei em momento outros a refletir sobre a vida, mas assumo a minha pequenez diante de tema tão grandioso. Não sou expert no assunto, mas sou ousado a ponto de deixar escorrer “na superfície estrelada de letras” o que ora penso. Digo e repito que a vida não se faz somente no presente, no momento, no aqui e no agora. O sentido da vida também está na história, no já vivido e, sobretudo, no invisível, no não vivido, enfim, no que está por vir.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Fizemos história pelas crianças no G20”, diz adolescente em evento inédito da Save The Children e Plan International Brasil

  Ynara, 17, foi uma das adolescentes que entregou uma carta de 50 mil crianças a líderes do G20. Painel contou com a presença ministros e a...