sábado, 4 de outubro de 2008

"A CABEÇA DO ELEITOR"

Alberto Carlos Almeida é sociólogo e professor de Ciência Política da "Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal Fluminense.
É também especialista em análise de dados e pesquisas de opinião e de mercado.
Em seu livro, "A Cabeça do Eleitor", lançado neste ano, o sociólogo analisa a estratégia de campanha, faz uma pesquisa sobre a vitória eleitoral e chega à conclusão de que o eleitor não tem um raciocínio lógico na hora de escolher em quem votar.
A corrupção é apontada como principal responsável pelo desinteresse de uma parcela da população nas questões políticas.
Na minha opinião, desinteressar-se, votar em branco ou anular o voto não vai ajudar o país, nem ninguém, em nada!
O que é necessário é analisar muito bem a conduta do candidato. Procurar saber se ele é uma pessoa honesta e competente para a administração política; quais são seus projetos e suas realizações. Refletir sobre cada um deles e depois fazer uma escolha consciente.
A participação do povo não pode acabar quando a eleição termina. O importante, além do voto, é acompanhar passo a passo o que candidato eleito está fazendo pelo seu povo: se está lhe proporcionando algo realmente construtivo ou se está apenas o usurpando.
Cabe ao povo se interessar mais pela política e eliminar o mau candidato na hora da votação.
Na próxima segunda-feira, às 22h10, o autor do livro "A Cabeça do Eleitor" será entrevistado no programa Roda-Viva, na TV Cultura.
Que tal ouvir o que ele tem a dizer?

Nair Lúcia de Britto
Jornalista
email: nalujornalista@yahoo.com.br
Revista Virtual Partes
www.partes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Fizemos história pelas crianças no G20”, diz adolescente em evento inédito da Save The Children e Plan International Brasil

  Ynara, 17, foi uma das adolescentes que entregou uma carta de 50 mil crianças a líderes do G20. Painel contou com a presença ministros e a...