sexta-feira, 24 de outubro de 2008

IX Prêmio Arte na Escola Cidadã divulga os projetos vencedores

O IX Prêmio Arte na Escola Cidadã, criado pelo Instituto Arte na Escola (IAE), da Fundação Iochpe, para valorizar e reconhecer professores e seus projetos no ensino das linguagens da Arte, divulga os seis projetos premiados esse ano. Os vencedores serão contemplados com prêmios em dinheiro: o professor receberá R$ 7.000,00 e a escola R$ 3.000,00 por seus projetos de artes visuais, teatro, dança ou música.


Em 2008, os professores e respectivos projetos premiados são:


Categoria Educação Infantil

Professora Rosane Mari dos Reis

Artes Visuais - Projeto Uma Pá de Descobertas

Cidade – Joinville – SC


Categoria Educação Infantil

Professora Sonia Maria Pinheiro

Artes Visuais - Projeto Do Estereótipo à Poética Pessoal

Cidade - Bauru – SP


Categoria Ensino Fundamanetal I

Professora Maria Rosicely Fausto de Oliveira

Artes Visuais - Projeto Rio Guaiba(Jaguaribe) na U.T.I

Cidade - João Pessoa – PB


Prêmio Especial "Ano Internacional do Planeta Terra"

Professora Jaqueline Maria de Souza Dias

Artes Visuais - Projeto Arte e Meio Ambiente: a beleza no olhar

Cidade - Manaus - AM


Categoria Ensino Fundamental II

Não houve projeto premiado nesta categoria.


Categoria Ensino Médio

Professora Mônica Colucci

Artes Visuais - Projeto Arte Contemporânea: Panorama Salvador - pintura sobre outdoor

Cidade – Salvador – BA


Categoria Educação de Jovens e Adultos – EJA

Professora Vanessa Bianca Sgalheira

Teatro - Projeto Ações Memória: Contação de Causos e Impressões de Vidas

Cidade - Uberlândia – MG



Os professores e representantes das escolas participarão da premiação no dia em 28 de outubro em uma cerimônia no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia (GO), e, a partir do dia 30 de outubro o vídeo do evento estará disponível no site do Instituto Arte na Escola. No ano passado a premiação foi realizada em Porto Alegre-RS e a proposta é que a cada ano seja realizada em um Estado, prestigiando as localidades onde o Instituto atua por meio de seus Pólos, que hoje estão presente em 47 cidades de 24 Estados e Distrito Federal. O evento contará com a presença da presidente da Fundação Iochpe, Evelyn Berg Ioschpe, do governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues, Milca Severino, Secretária de Educação do Estado de Goiás, entre outras autoridades e convidados.



Esse ano, o Prêmio trouxe algumas novidades como o Prêmio Especial "Ano Internacional do Planeta Terra", somente para essa edição. O tema desta premiação especial foi estabelecido pela UNESCO para 2008, que o Instituto privilegia ao unir Meio Ambiente e Arte na mobilização por maior conscientização, conhecimento e valorização da Terra. Outra inovação é a seleção regional que passa a preceder a nacional. Segundo Denise Grinspum, gerente geral do IAE, “a avaliação regional implementada esse ano compreende uma visão mais próxima da diversidade cultural e educacional brasileira”. De acordo com ela, “as avaliações das comissões compostas por professores de universidades de nove Estados brasileiros mostram que os projetos de arte vêm priorizando a aproximação da escola e da comunidade, além de buscar interação com artistas locais e arte popular, mais presentes na sala de aula em propostas de diálogos com arte contemporânea.“



A Comissão Julgadora Nacional foi responsável por avaliar e eleger, entre os 103 projetos finalistas nesta edição, os seis ganhadores do concurso. Segundo Mirca Bonano, coordenadora do Prêmio, “para garantir o entendimento e o reconhecimento na avaliação dos trabalhos inscritos no Prêmio, visto a diversidade da ação dos professores concorrentes, foram convidados profissionais experientes e renomados que atuam na área de educação formal, em projetos no terceiro setor e que desenvolvem trabalhos e ações em diversas linguagens da arte como dança, música, teatro, artes visuais, culturas populares e meio ambiente e práticas de ensino”.



Integraram a Comissão Julgadora do IX Prêmio: Neide Pelaez Campos, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina; Erinaldo Alves do Nascimento, professor titular, na categoria adjunto da Universidade Federal da Paraíba; Adriana Clairefont Couceiro, professora titular da Universidade Federal do Pará; Daniela Leonardi Libâneo, coordenadora da Licenciatura em Artes Cênicas da FAMEC (Faculdade Montessori de Educação e Cultura); Ingrid Koudela, doutora em cursos de pós-graduação em artes pela Universidade de São Paulo e Edaival Mullatti, assessor educacional de projetos de ensino de arte e meio ambiente.



Os representantes institucionais são: Beatriz Miranda, do Instituto Sou da Paz e gestora do Espaço Criança Esperança (SP) e Anna Christina A. Nascimento, da UNESCO São Paulo.



O Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola que conta com a co-realização do SESI, o patrocínio da Fundação Iochpe, do Bradesco, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Governo Federal, o apoio da Cia Vale do Rio Doce, da UNESCO, da Revista Pátio, e neste ano também da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação).



O Instituto Arte na Escola tem como missão fomentar e qualificar o ensino da arte, em todas as regiões do País, seja por intermédio da Rede Arte na Escola e seus parceiros. Suas ações de educação continuada, produção e distribuição de materiais educacionais ao ensino da arte beneficiam dezenas de milhares de professores em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...