terça-feira, 29 de abril de 2008

São Paulo ganha mais quatro parques

A cidade de São paulo ganha mais quatro parques municipais na orla da represa Guarapiranga (Zona Sul). São os seguintes: Parque da Barragem, Parque do Castelo, Parque São José e Parque Nove de Julho.

"Com estes quatro parques, o poder público avança na recuperação da Guarapiranga e no nosso objetivo de destinar a represa para a população de São Paulo", afirmou o prefeito Kassab. "É inconcebível que esta área da cidade não contasse com parques municipais. Vamos resolver o problema", acrescentou.

Os novos parques vão ajudar a Prefeitura a proteger a área de mananciais, além de oferecer áreas de lazer e incentivar a prática de esportes. Eles se somarão ao Parque Praia de São Paulo, de 168 mil metros quadrados, também na orla da Guarapiranga.

Juntos, os cinco parques terão 1,2 milhão de metros quadrados, área semelhante a do Parque Ibirapuera, o mais tradicional da cidade. A iniciativa faz parte da Operação Defesa das Águas, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a preservar os mananciais do município.

O Parque da Barragem ocupará área de 305 mil metros quadrados pertencente à Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Os dois campos de futebol improvisados no local receberão melhoramentos e terão dimensões oficiais. Ali também serão construídas ciclovia, pista para caminhada, duas quadras de areia para prática de vôlei e futebol, além de estacionamento e sanitários. A área receberá playground, equipamentos para a prática de exercícios físicos e será arborizada com 2.400 árvores.

Dentro do parque, próxima da avenida Robert Kennedy, será instalada a sede da Guarda Civil Ambiental, criada pela Prefeitura. Terá edificação em madeira, com 260 metros quadrados, e abrigará posto de informações turísticas. Funcionará em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O Parque São José, já em obras, ocupará área total de 95 mil metros quadrados. Terá ciclovia, pista de caminhada, duas quadras de areia para a prática de futebol e vôlei, playground, equipamentos para exercícios físicos e estacionamento. A primeira etapa será concluída ainda no primeiro semestre e disponibilizará 25 mil metros quadrados de área.

O Parque do Castelo, com 103 mil metros quadrados, terá pontos para pesca e pista de caminhada, em meio à mata nativa, com trechos suspensos sobre a vegetação. Vai dispor de áreas para descanso e contemplação da fauna, flora e da represa.

Dos quatro novos parques anunciados pelo prefeito, o maior será o Parque 9 de Julho, com 537 mil metros quadrados. Terá seis quadras poliesportivas, ciclovias, pista de caminhada, campo de futebol, áreas com quiosques, áreas para passeio a cavalo, vestiários, banheiros, estacionamento e pista de aeromodelismo.

A principal atração do parque, à beira da represa, será a "piscina" de 40 mil metros quadrados de lâmina de água, com 150 mil metros quadrados de areia ao redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário