sexta-feira, 11 de abril de 2008

19 de abril e a questão indígena

Desde 1940, quando se realizou o I Congresso Indigenista Interamericano no México, o dia 19 de abril foi consagrado como Dia do Índio. A data desperta uma reflexão sobre a história da população indígena no país e suas condições de vida hoje.
Acostumamos-nos com a imagem de índios todos iguais. Ainda hoje, muitos continuam olhando para esses povos com essa visão equivocada, da mesma forma como quando Colombo chegou à América acreditando ter chegado às Índias. Mas cada sociedade indígena se pensa e se vê de maneira diferente e tenta manter o que é, apesar dos efeitos do contato com o branco.

Edições Loyola relembra os títulos de seu catálogo que nos ajudam a compreender a questão atual. É esse um dos pontos abordados pelo livro Ser Índio Hoje, das autoras Katsue Hamada e Zenun e Valeria Maria Alves Adissi (152 páginas, R$ 26,60).

A obra, que faz parte da coleção História Temática Retrospectiva, para o ensino fundamental, traz à tona a questão indígena no Brasil atual. Com linguagem acessível, o livro fala sobre as diversas etnias indígenas no Brasil, a relação entre brancos e índios, os conflitos pela terra, a cultura e a história dos índios nas Américas.

Um clássico do Pe. Antonio Vieira

Outra obra de Edições Loyola que nos ajuda a compreender o tema é Escritos Instrumentais sobre os Índios, do Pe. Antônio Vieira (1608- 1697), uma co-edição com Educ (256 páginas, R$ 27,60). O livro traz relatos de Vieira que mostram o quão irracional e desumano foi o tratamento que os colonizadores deram às nações indígenas do Brasil.

Segundo Vieira, o intuito da obra é mostrar “a pouca justiça” com que foram julgados os índios no Maranhão no ano de 1955: “E para que esta informação proceda com toda a distinção e clareza, se dividirá em quatro capítulos. No primeiro se relatarão as leis e ordens de sua majestade, acerca da liberdade e cativeiro dos índios do Maranhão. No segundo se dirá a forma em que se fizeram as entradas, em que se compraram ou cativaram estes índios. No terceiro o exame que se fez suas liberdades e cativeiros. No quarto o modo com que foram julgados e sentenciados”, apresenta Vieira na introdução.

O livro contempla ainda outras respostas e representações de Pe. Vieira ao Senado, bem como seu voto sobre a administração dos índios. Um texto clássico e eloqüente em defesa dos índios, de um dos mais importantes escritores da língua portuguesa no plano da prosa.

site: www.loyola.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário