Imagem e Poder na campanha eleitoral 2016: uma análise da disputa pela prefeitura em São Paulo e Porto Alegre
Deysi Cioccari[1]
Edson Rossi[2]
Resumo: O presente artigo pretende abordar como os jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo representaram
os candidatos à prefeitura de Porto Alegre e São Paulo,
respectivamente, no ano de 2016. Analisamos as matérias nas editorias Política e Poder
dos jornais referidos, desde 1 de junho de 2016 à 31 de setembro de
2016, véspera da votação de primeiro turno. Buscamos entender a relação
entre mídia, imagem e poder. Nossa hipótese é de que a mídia contribui
decisivamente para a construção do personagem político.
os candidatos à prefeitura de Porto Alegre e São Paulo,
respectivamente, no ano de 2016. Analisamos as matérias nas editorias Política e Poder
dos jornais referidos, desde 1 de junho de 2016 à 31 de setembro de
2016, véspera da votação de primeiro turno. Buscamos entender a relação
entre mídia, imagem e poder. Nossa hipótese é de que a mídia contribui
decisivamente para a construção do personagem político.
Palavras-chave: Campanhas; Imagem; Comunicação; Poder; Espetáculo.
Abstract: This article aims
to address how the newspapers Zero Hora and Folha de S. Paulo
represented the candidates for mayor of Porto Alegre and São Paulo,
respectively, in the year 2016. We have analyzed the news in editorial
policy and power of the newspapers mentioned, from June 1, 2016 to
September 31, 2016, the eve of the first round vote. We try to
understand the relationship between media, image and power. Our
hypothesis is that the media contributes decisively to the construction
of political character.
to address how the newspapers Zero Hora and Folha de S. Paulo
represented the candidates for mayor of Porto Alegre and São Paulo,
respectively, in the year 2016. We have analyzed the news in editorial
policy and power of the newspapers mentioned, from June 1, 2016 to
September 31, 2016, the eve of the first round vote. We try to
understand the relationship between media, image and power. Our
hypothesis is that the media contributes decisively to the construction
of political character.
Keywords: Campaigns; Image; Communication; Power; Show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário