sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Acreanas dão início à 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres


 

Os sons do piano, tambor, chocalho, maracás e agogô se misturaram à  voz de Verônica Padrão para apresentar o Hino Acreano na abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Acre, que deu início às etapas nacionais. A plateia contava com a presença de mais de 200 mulheres. O governador Tião Viana, o senador Jorge Viana, a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Rosana Ramos, entre outras autoridades participaram da mesa e assistiram ao espetáculo.

 
Na plateia da conferência, secretárias de Estado, juízas, advogadas, políticas e médicas participavam ao lado de professoras, sindicalistas, ativistas, trabalhadores rurais, parteiras, formando um leque representativo de todos os segmentos das mulheres acreanas. Todas, independentemente de religião, orientação sexual, idade ou beleza, estavam juntas pelos mesmos objetivos, àqueles aos quais a presidente Dilma Rousseff se referiu ao ser a primeira mulher a abrir uma Assembleia Geral das Nações Unidas: "igualdade de oportunidades neste século das mulheres".

 

DIÁLOGO - Para Rosana Ramos, as conferências são um momento de diálogo entre a sociedade civil e o poder público.

"Este é um momento rico. E ver este auditório lotado, para mim, confirma o que a presidente Dilma falou em seu discurso à ONU: este é o século das mulheres. Não  é pouca coisa o que estamos fazendo", comentou.

 

Rosana iniciou seu fala citando o colóquio da presidenta na ONU, o qual abordou questões de gênero e empoderamento das mulheres. Também destacou a importância do processo das conferências na construção de uma sociedade mais justa entre mulheres e homens.

 

Ao final, Rosana fez uma palestra sobre os indicadores de pobreza entre as mulheres, com informações sobre o número de chefes de família no Brasil e no Acre, de famílias monoparentais e da porcentagem de mulheres que recebem o bolsa-família, entre outras.

 

SAIA-JUSTA - O governador Tião Viana fez um discurso descontraído e preocupado ao mesmo tempo. Ele brincou com a rosa de tecido que colocou no peito, símbolo da conferência, e com a suposta "saia-justa" em que a vereadora Ariany Cadaxo o teria colocado, aos falar sobre a licença-maternidade de 180 dias.

 

Viana disse ainda que sofre profundamente ao visitar a ala feminina do presídio e ver que a situação da maioria daquelas mulheres poderia ter sido evitada. Ele também falou sobre as desigualdades entre mulheres e homens. "Temos que superar essas diferenças. O Brasil caminha para isso. A eleição da presidenta Dilma é um exemplo", destacou.


"A nossa caminhada só vai ser vencida quando respirarmos a democracia todos os dias, em todas as nossas ações, em todos os níveis. Venho aqui a esta conferência dizer a vocês que a agenda das mulheres é a agenda do governo", finalizou.

 

AVANÇOS - O senador Jorge Viana também fez menção ao discurso histórico da primeira mulher a abrir uma conferência da ONU, uma brasileira, presidente do Brasil.

 

"Isso é histórico e nos mostra o quanto avançamos. O presidente Lula poderia ter indicado qualquer pessoa para disputar a Presidência. Ele indicou uma mulher. O Brasil vive um momento muito especial. É  hora de fazer o que o Tião está fazendo aqui, que é consolidar as questões de gênero e a valorização das mulheres", disse.

 
"Nesse processo das conferências, despertamos sonhos e esperanças em 364.929 mulheres acreanas, segundo os dados do IBGE 2010. E levamos a elas o compromisso e a mão estendida do governo do Estado. Essas propostas que construiremos aqui farão parte de um documento que será defendido em Brasília, e o que desejamos é que nesses dois dias de encontro possamos ter propostas concretas sobre o que pensamos e queremos", disse a secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário