quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dilma venceria no primeiro turno hoje, demonstra pesquisa CNI-Ibope

Brasília – A candidata do PT DilmaRousseff venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje, demonstraa pesquisa CNI-Ibope, na avaliação do diretor de Operações da ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi. Segundo a pesquisa, divulgadanesta quarta-feira, 29 de setembro, Dilma tem 50% das intenções de voto,contra 27% do candidato José Serra, do PSDB, e 13% de Marina Silva, doPV, na lista estimulada. Na votação espontânea, Dilma registra 44%, Serra,21%, e Marina, 10%.

A pesquisa CNI-Ibope detectou elevado crescimentodas intenções de voto em Marina Silva comparativamente ao levantamentoanterior, de junho último.  Na pesquisa espontânea, a candidata doPV cresceu de 3% para 10% e na estimulada o crescimento saiu de 7% na pesquisaanterior para 13%, agora. Na opinião de Lucchesi, o início da propagandaeleitoral gratuita, em agosto, foi preponderante na elevação das intençõesde voto em Dilma Rousseff e Marina Silva.

 “Chama a atenção o crescimento persistentede Marina, enquanto Serra teve significativa redução, mesmo com um tempobem maior no horário eleitoral. Isso pode ser explicado por um uso maiseficiente do tempo de campanha pela candidata do PV”, diagnosticou o diretorde Operações da CNI.

As intenções de voto em José Serra caíramsete pontos percentuais de junho, quando era de 32%, para setembro, napesquisa estimulada. A preferência do eleitorado por candidato de oposiçãoao presidente Luiz Inácio Lula da Silva decresceu de 10%, no levantamentoanterior, para 8%.

A pesquisa CNI-Ibope revela haver aumentado,de 73%, em junho, para 82%, em setembro, o número de pessoas que conhecemDilma Rousseff. Exatamente 93% do universo pesquisado reconhece a candidatado PT como a candidata do presidente Lula, percentual que era de 73% nolevantamento de junho.

De acordo com Lucchesi, “esses números comprovamo sucesso da estratégia de transferir a popularidade do presidente Lulaà candidata Dilma e a grande influência dele no processo eleitoral”. Nasua visão, “a elevada popularidade e aprovação do seu governo contribuírampara esse quadro.”

 Em caso de segundo turno entre Dilmae Serra, a candidata do PT venceria as eleições com 55%, contra 32% dosvotos do candidato do PSDB. Em uma disputa com Marina, Dilma venceria com56%, contra 29%. O levantamento mostra ainda que o PT continua o partidopreferido do eleitor, com 27%, índice que era de 30% na pesquisa CNI-Ibopede junho.

A pesquisa CNI-Ibope, registrada no TribunalSuperior Eleitoral (TSE) com o número 33162/2010, foi realizada entre 25e 27 de setembro com 3.010 pessoas em 191 municípios. O levantamento temmargem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Unicom - Unidade de ComunicaçãoSocial
Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...