sábado, 13 de junho de 2009

SANTO ANTONIO

 

SANTO ANTONIO


Hoje é dia 13 de junho, dia de Santo Antonio!

Herdei a devoção que tenho por esse santo de minha mãe, que quantas vezes ia a Igreja, às terças-feiras para rezar a milagrosa trezena de Santo Antonio.


Ainda guardo comigo seu pequeno livro de orações. Abro esse mesmo livro, desgastado e amarelado pelo tempo, e também rezo com a mesma devoção.

A edição é de 1959 e foi impresso nas oficinas gráficas da Editora Vozes (Petrópolis – Est. do Rio).


Santo Antonio é muito conhecido como santo casamenteiro; mas, na verdade são vários os seus atributos e milagres...


Mamãe contava que Santo Antonio ajudava alguém a achar algum objeto perdido, desde que recorresse a esse santo, com a promessa de ajudar os pobres...


Posso garantir com toda a certeza do meu coração que isto é verdade, porque foram muitas às vezes que recorri a Santo Antonio, numa eventual perda... e sempre fui atendida.


Santo Antonio nasceu na ilustre família dos Bulhões, em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1195. Seu nome de nascimento era Fernando; e mudou de nome quando entrou para o convento dos Cônegos Agostinhos, da sua cidade natal. Cada vez mais virtuoso ele passou, depois, para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra; "onde como árvore plantada à beira da corrente das águas, cresceu gigantescamente na santidade".


Ontem eu saí a rua... a esmo.

Estava uma tarde muito fria e chovendo. Vi uma mulher descalça, dormindo pesado sobre a calçada gelada. Senti um aperto no coração... quantas e quantas pessoas eu vejo, sem qualquer guarida, ao relento, nesses dias tão frios!


Que diria Santo Antonio, que tanto amava os pobres, diante desse quadro lastimável?!

 

Por isso, no seu dia, eu peço aos órgãos públicos que olhem mais por esses pobres... dando-lhes abrigo, matando-lhes a fome e reconduzindo-os ao mercado de trabalho aqueles que tiverem saúde; e a uma clínica de recuperação os viciados.


Ontem eu quis pedir ajuda para aquela mulher... mas a quem?

 

Se existe alguma prestação de serviços dos órgãos públicos para esses casos, precisa ser ampliada e que o telefone para prestar esse socorro seja divulgado...

Tenho certeza de que a população gostaria de colaborar para alimentar e agazalhar os moradores de rua; que, algum dia, se os políticos se empenharem, haverão de ter também uma casa, uma cama e o calor de um cobertor...

 

Se houver mais amor!


"AJUDE MEUS POBRES! QUANTO ISTO ME AGRADA O CORAÇÃO! NÃO SEI NEGAR NENHUMA GRAÇA ÀQUELES QUE SOCORREM OS OUTROS POR MEU AMOR..." é o que diz a oração de Santo Antonio.


NAIR LÚCIA DE BRITTO



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...