segunda-feira, 15 de junho de 2009

Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município

Prezados(as)


Nossa cidade é parte importante e impactante em nosso planeta. Por isso, precisamos, urgentemente, construir um novo modelo de cidade, de desenvolvimento e de equilíbrio ser humano/planeta. O planeta vem emitindo sinais definitivos de que o tempo para mudarmos nossos comportamentos e sociedades está prestes a se esgotar.Neste sentido, no próximo dia 15 de junho, o Movimento Nossa São Paulo inicia um importante – e inédito – processo participativo com a população para avaliar a qualidade de vida dos paulistanos. O IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) começa a ser construído coletivamente a partir de um questionário elaborado pelos grupos de trabalho e pela secretaria executiva do Movimento. Queremos identificar a medida mais próxima possível da realidade sobre o que deve ser feito para satisfazer as necessidades de bem-estar da população e, ao mesmo tempo, promover mudanças em todos os níveis para alcançarmos o desenvolvimento sustentável. A consulta pode ajudar a propor e a elaborar políticas públicas que atendam os níveis desejáveis de qualidade dos serviços públicos necessários à população.

Este processo de mobilização inclui o engajamento de diversos setores da sociedade, desde o poder público até o setor privado. Gostaríamos de convidá-los(as) para participar ativamente da construção do IRBEM! Funcionários, clientes e fornecedores podem ser estimulados a responder o questionário online, por meio do portal www.nossasaopaulo.org.br ou a versão impressa que será distribuída. Acreditamos que esta é uma ferramenta importante para a cidade de São Paulo conhecer as expectativas da população.

O cronograma do IRBEM é o seguinte:

De 15 de junho a 30 de setembro – Pesquisa preliminar com a população. As respostas servirão de base para que, a partir de outubro, o Ibope elabore uma grande pesquisa com amostragem técnica para envolver vários segmentos da sociedade. O questionário on-line estará disponível no portal WWW.nossasaopaulo.org.br e a versão impressa será distribuída em escolas, organizações da sociedade civil, igrejas, universidades, empresas e em várias regiões da cidade. A população poderá responder sobre o que é mais importante para a qualidade de vida na cidade. Por exemplo: posto de saúde próximo de casa, coleta seletiva de lixo, horas de lazer, rios despoluídos...

Outubro – Seleção dos itens que foram citados na pesquisa como os mais importantes para a qualidade de vida da população. O Ibope vai incorporar tais itens na pesquisa anual do Movimento Nossa São Paulo para checar qual é o nível de satisfação e valorização em relação a eles.

Novembro – Aplicação da pesquisa Ibope com os paulistanos, em amostra proporcional aos vários segmentos da população. Depois disso, será feita a sistematização e a construção do IRBEM.

Janeiro de 2010, aniversário da cidade de SP – Lançamento público do IRBEM.

Os representantes das empresas que aderirem à mobilização serão convidados para participarem de uma coletiva de imprensa que realizaremos no dia 15 de junho, quando serão anunciadas as ações em desenvolvimento para engajarmos a população na construção do IRBEM.

Para confirmar a sua adesão nesta mobilização, por favor, envie uma mensagem até o dia 10 de junho, para Zuleica Goulart, para o e-mail zuleica@isps.org.br

Contamos com a sua participação!

Anexos o artigo publicado na Folha de São Paulo no dia 15 de maio e a matéria divulgada no mesmo jornal no dia seguinte ao lançamento do IRBEM.


Abraços,

Oded Grajew
Secretaria Executiva do
Movimento Nossa São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...