segunda-feira, 11 de maio de 2009

CRIANÇAS DE ATÉ 5 ANOS APRENDEM GOLFE NA CRECHE

 

 

Golfe também é coisa de criança e se aprende até na creche

 

Como crianças de até cinco anos estão aprendendo golfe na creche pública Baroneza de Limeira

 

Um esporte que frequentemente teve sua imagem associada a pessoas mais velhas pode ser popular também entre os mais jovens? E entre crianças de até cinco anos? O projeto Golfe Nota 10, criado pela Federação Paulista de Golfe, tem provado que sim e que golfe também é coisa de criança.  

 

Lançado em agosto de 2007, o projeto Golfe Nota 10 tem como objetivo de difundir a prática deste esporte nas escolas. A iniciativa pioneira no Brasil visa contribuir para o crescimento do golfe no país, estimulando o desenvolvimento de novos golfistas infanto-juvenis, além de divulgar os benefícios do esporte e identificar novos talentos.

 

Neste mês de maio, o projeto está sendo desenvolvido na creche pública Baroneza de Limeira (Rua Antonio Gebara, 177 – Planalto Paulista) com 175 crianças de até 5 anos de idade. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, pela manhã, e são ministradas pela equipe de instrutores especializados do Golfe Nota 10.

 

O golfe ajuda a desenvolver a coordenação motora e a capacidade de concentração. Ajuda a definir e a estabelecer objetivos, estimula o auto-conhecimento e o respeito à natureza. Além disso, é um esporte que conta com um conjunto de etiqueta que abrange cortesia, cuidados com o campo, ordem de jogo, tratamento interpessoal e torcida, entre outros aspectos que são apresentados aos alunos sempre de forma lúdica e divertida.

 

O projeto Golfe Nota 10 também já foi aplicado em escolas como Colégio Elvira Brandão, Escola Internacional de Alphaville, Pueri Domus e Escola Morumbi. São mais de 4 mil alunos atendidos em 12 escolas participantes até o momento.

 

Golfe na escola e no campo

 

Como em todas as escolas, o programa do Golfe Nota 10 na Creche Baroneza de Limeira está dividido em 10 etapas. As cinco primeiras aulas são realizadas dentro da escola com um equipamento desenvolvido especialmente para o projeto e que prioriza a segurança dos alunos. As cinco últimas aulas acontecem em um campo de golfe filiado à Federação Paulista de Golfe. No caso da Creche Baroneza de Limeira, as crianças farão as aulas de campo no FPG Golfcenter, localizado à uma quadra da creche. 

 

Todo o processo é monitorado por meio de avaliações periódicas que são analisadas em conjunto com a direção das escolas. A equipe do Golfe Nota 10 em cada escola é formada por professores de golfe (jogadores profissionais com vasta experiência em treinar crianças e jovens) e assistentes.

 

Para estimular os alunos a continuarem a praticar golfe, a FPG concede aos melhores alunos de cada turma benefícios como gratuidade no aluguel de bolas e nas taxas de uso do campo de golfe durante um ano.

 

Ferramenta pedagógica

 

A metodologia do projeto Golfe Nota 10 foi desenvolvida por uma equipe da FPG, com a participação da pedagoga Carla Quinto e de jogadores profissionais, para apresentar às crianças as técnicas e os benefícios do golfe de forma alegre e descontraída.

 

Segundo Carla, do ponto de vista pedagógico, o golfe estimula principalmente a concentração e a disciplina como aspectos fundamentais na busca de um objetivo. São muitos os benefícios. O esporte instiga o auto-conhecimento e aumenta a coordenação motora e a resistência física. Além disso, promove o respeito à natureza e aos semelhantes. Saber respeitar regras, criar estratégias e apreciar o ambiente do golfe são aspectos que contribuem para o próprio conhecimento. "É cedo que surgem os reais interesses pela prática de esportes. Nessa fase, as crianças já são capazes de pedir e cobrar dos pais a participação nas aulas e torneios", destaca a pedagoga.

 

 

O Golfe no Brasil

 

Criado na Escócia no século XIV, o golfe é um dos esportes que mais cresce no mundo e no Brasil. No país, o golfe é praticado desde o início do século XX e, atualmente, são mais de 20 mil praticantes, entre profissionais e amadores, que foram conquistados pelos benefícios do esporte.

 

A maior parte dos praticantes de golfe em todo o mundo é formada por jovens, assim como em tantos outros esportes. Atenta a este fato, a Federação Paulista de Golfe, que concentra 58% dos golfistas do Brasil e é pioneira no desenvolvimento de ações junto à área juvenil, criou o projeto Golfe Nota 10 para incentivar as crianças e jovens a conhecerem e praticarem o esporte.

 

Todo o projeto é desenvolvido pela Federação Paulista de Golfe, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe, da Associação de Profissionais de Golfe do Brasil, de clubes de golfe e do Centro Paulista de Golfe. O projeto tem custo zero para as escolas.

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário