domingo, 21 de outubro de 2012

ISEPE_19/10/2012
Durante a contação de histórias na palestra junto ao ISEPE, registramos algumas imagens, ouvimos as literaturas: "TIGER, A TARTARUGUINHA DE ESTIMAÇÃO", e "NO RITMO DE PAZ E AMOR". As crianças participaram de duas dinâmicas simultâneas a contação: na primeira, cada criança teve a oportunidade de segurar a tartaruguinha colorida de pelúcia, falando o seu nome (apresentando-se) e passando-a para as mãos do colega. Assim, sucessivamente até todas as crianças tocarem e conversarem com a nossa personagem! Depois disso, ao final da história, foi solicitado um voluntário para participar da dinâmica seguinte: ir até a frente e responder oralmente perguntas sobre a história. A nossa atividade é a reprodução textual, e para a alegre surpresa, tivemos mais de um bracinho erguido! Pela coragem e para acalentar afetivamente o desejo de participação, a escritora convocou à frente, todos que se dispuseram como voluntários. Foi formada uma fileirinha de crianças no tablado e para cada uma delas foi formulada uma questão. Esta atividade ficou extremamente rica nos termos de fixação da literatura, já que as perguntas foram originadas desde: - QUAL O NOME DA TARTARUGA? Gradativamente, toda a história foi reproduzida com questionamentos na sequência exata do texto original! Foi muito bacana e cada criança aplaudida mediante a sua participação.
NO RITMO DE PAZ E AMOR é a literatura em rimas que nasceu das telas. Mostra as fases do desenvolvimento humano através da literatura e de um meigo personagem: o "coração". A apresentação da literatura em telas foi um momento muito especial! Para a maioria dos presentes, a técnica utilizada pela escritora foi mesmo algo novo, diferenciado! As crianças gostaram bastante das ilustrações feitas com tinta guache, canetinha e muito amor! Observando a transformação das páginas em telas para as páginas de um livro, também puderam reconhecer que para a Autora, cada publicação é uma enorme recompensa, assim como é somente alegria a possibilidade de contribuir com o incentivo da leitura, com palestras e doações em comemoração à cada nova edição!
Finalmente, os participantes conheceram mais um pouquinho da vida da nossa escritora que passou boa parte de sua infância em Guaratuba, quando o litoral era mesmo a rota certa da família nas férias e dias de pescaria do papai. Muito especial será a recordação da reação dos alunos enquanto a escritora segurou a bandeira da cidade: Nas palavras da escritora: - "A conversa, o bate papo foi agradável mas será INESQUECÍVEL a vibração das crianças que unidas entoavam: "GUARATUBA, GUARATUBA, GUARATUBA", ao mesmo tempo em que batiam palmas!" "Emocionante! Gratificante! Inesquecível! DE ARREPIAR!"
As crianças manusearam o livro do QUIM KARATÊ em BRAILE. Também uma novidade! Após todos "tatearem" o livro em braile, entregamos dois exemplares ao coordenador literário LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO, o qual recebeu um livro para a biblioteca da Instituição ISEPE e o outro foi encaminhado para a Associação dos Deficientes Visuais da cidade de Guaratuba-Paraná. Ao mesmo tempo agradecemos o contato inicial com o MARCOS FEDATO quem nos direcionou para esta atividade literária tão querida, e à ALINE, também organizando de forma eficiente a agenda do FESTIVAL LITERÁRIO ISEPE 2012! Muito obrigada! Agradecemos a valiosa oportunidade em participarmos do evento e também de contribuir.
Agradecemos especialmente as gentis bibliotecárias: ANA HELENA e MARLENE! Agradeço o meu tesouro recebido, entregue em ares de maresia, confeccionado com paciência, pela habilidade do artesanato: meu lápis preto, da rosa ganhou formato. Com enfeite de pérola, com pétalas de tecido estampado!
UMA RECORDAÇÃO DA CLAUDIA PEQUENINA, TÃO ALEGRE COM SUAS HAVAIANAS E CADEIRINHA DE SOL! VIVA GUARATUBA! CLAUDINHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...