sexta-feira, 27 de julho de 2012

Volta às aulas: como se organizar bem




Por Letícia Bechara*

A volta às aulas no segundo semestre do ano letivo tem um caráter diferenciado. Os cursos entram na reta final e é o momento de definição da situação do aluno, ao mesmo tempo que já se iniciam as expectativas e a preparação para o próximo ano.

Nesse momento é importante revisar os planos e identificar as principais dificuldades: trabalhar os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes.

Para os alunos, a fase de adaptação já passou, existe um entrosamento entre colegas e professores e é possível avaliar com maior precisão as principais dificuldades. As férias serviram para a última relaxada e agora é força total para levar em frente os planos traçados.

Para quem está no terceiro ano do ensino médio, o momento é ainda mais delicado e para alguns até chega ao desespero... o tempo de escolha se esgota e chega o momento da decisão. As inscrições para os grandes vestibulares públicos começam em agosto. Nas faculdades particulares as provas iniciam em setembro e outubro. O ENEM, no primeiro fim de semana de novembro, abre alas para as principais provas.

Como se organizar melhor? Minha sugestão é um calendário mensal que indique o período das inscrições dos vestibulares que o aluno irá participar seguido da data das provas.

No caminho entre a inscrição e a prova, simulados. Quanto mais, melhor. Técnicas de memorização e relaxamento também são muito bem vindas. Controlar a ansiedade com atividades físicas é outra boa saída.

Será que vale a pena fazer cursinho agora? Essa é uma questão muito pessoal e que cada aluno deve avaliar sua própria rotina e condições. Muitas escolas usam o 2º semestre para revisão dos conteúdos do Ensino Médio. Então, se dedicar no colégio pode ser uma opção melhor e mais econômica. Lembrando que concluir o ensino médio é o objetivo primeiro e passar no vestibular uma consequência do seu preparo.

Para os pais é um momento igualmente difícil. A ansiedade de ver o filho (a) fazendo escolhas remete ao momento em que ele mesmo viveu, somando à angústia de estarmos em um tempo bem diferente e com o mercado  de trabalho ainda mais exigente.

Por isso, aproveite o final de férias e escreva tudo o que deseja para concluir bem 2012 e encaminhar seus sonhos em 2013. Compartilhe com sua família e amigos e se prepare para as surpresas: boas e ruins. Ainda dá tempo de colocar em ordem aquilo que não se fez, escolher o que não se escolheu e lutar para 2012 ser um ano de sucesso. Boas escolhas!

* Letícia Bechara é pedagoga e coordenadora de relacionamento da Trevisan Escola de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário