terça-feira, 23 de outubro de 2007

Arte e Literatura são os atrativos de Porto Alegre para os feriados de novembro

O Instituto Santander Cultural abriga na capital gaúcha parte da 6ª Bienal do Mercosul e eventos da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre


São Paulo, outubro de 2007 – A agitada vida cultural de Porto Alegre é uma bela opção de programa para o feriado prolongado de 2 de novembro. Nesse mês, a capital gaúcha promove simultaneamente dois grandes eventos: a 6ª Bienal do Mercosul e a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ambos usam a estrutura do Instituto Santander Cultural para receber parte de suas instalações.

A 6ª Bienal do Mercosul vai até o dia 18 de novembro e traz 67 artistas oriundos de 23 países. São cerca de 350 obras em seis mostras, dispostas em três exposições monográficas e as coletivas Zona Franca, Três Fronteiras e Conversas. O Santander Cultural abriga a mostra monográfica do artista argentino Jorge Macchi, um dos nomes mais relevantes da arte contemporânea da atualidade. Com 70 obras, entre filmes, instalações, fotografias, desenhos e gravuras, a mostra traz uma visão geral de sua trajetória sobre o Continente Americano.

O maior evento do tipo das Américas, a Feira do Livro de Porto Alegre chega a sua 53ª edição com 171 expositores, distribuídos em vários locais da Praça da Alfândega, em frente ao Santander Cultural. Durante o evento, que acontece de 26 de outubro a 11 de novembro, a programação de cinema do Santander Cultural apresenta filmes baseados em obras literárias. O ciclo Adaptações traz os filmes como A Hora da Estrela, de Jorge Furtado, Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, e O Louco, de Fabiano de Souza, com sessões sempre às 19h00. A entrada é franca.

O prédio do Santander Cultural em si já é uma atração turística. Construído em estilo neoclássico, entre os anos de 1927 e 1932, o edifício foi sede dos bancos Nacional do Comércio e Sul Brasileiro. Tombado pelo patrimônio histórico, o edifício foi totalmente restaurado em 2002, adaptando a arquitetura original do prédio para novos espaços, abertos ao público. Os antigos cofres, por exemplo, se transformaram em sala de cinema e em um café, e um grande átrio foi construído, cerca de 40 metros acima do hall central, para receber apresentações musicais.



Santander Cultural

Rua Sete de Setembro, 1028 Porto Alegre – RS.

Telefone: (51) 3287.5940

www.santandercultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário