A Educação, A Exclusão E A Violência Simbólica
Cláudia Maria Soares Rossi [1]
Resumo
O texto traz uma reflexão sobre a “violência simbólica” que está presente nas escolas por meio do não respeito às identidades e menosprezo às diferenças. Traz à tona a questão da escola inclusiva como aquela que se livra dos preconceitos e estereótipos e promove a cultura do respeito e da tolerância à todos os grupos que a constituem por meio de currículos bem estruturados para isso. Ainda trabalha conceitos de representação e sistemas classificatórios como importantes elementos na luta contra a exclusão no âmbito escolar.
Palavras-chave: Violência Simbólica. Identidade. Diferenças. Escola. Currículo.
Abstract
The text brings a reflection on the “symbolic violence” that is present in schools by not respecting identities and disparaging differences. It brings up the issue of inclusive school as one that gets rid of prejudices and stereotypes and promotes a culture of respect and tolerance to all groups that constitute it through its well-structured curricula for this. It still works concepts of representation and classification systems as important elements in the fight against exclusion in the school. context.
Keywords: Symbolic Violence. Identity. Differences. School. Curriculum.
A educação, a exclusão e a violência simbólica – Revista Partes
Nenhum comentário:
Postar um comentário