A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios a serem superados
Amanda Pires Valente[1]
Ana Flávia Aguiar Vital[2]
Ana Laura Mendonça Pereira³
Resumo:
Identificando o ser humano como um sujeito complexo, íntegro, percebe-se que muitos são os âmbitos para a sua formação. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo entender como a fragmentação curricular nas disciplinas desfavorece a formação integral dos estudantes. Para isso, foi utilizado como metodologia a revisão bibliográfica sobre os conceitos de currículo e análise documental da Base Nacional Comum Curricular. Concluiu-se a necessidade de empreender esforços para superar a fragmentação curricular nos anos iniciais da educação básica.
Palavras-Chaves: Currículo. Anos Iniciais. Fragmentação. Formação Integral.
Summary:
Identifying the human being as a complex, integral subject, it is clear that there are many areas for its formation. In this sense, this article aims to understand how curricular fragmentation in subjects hinders students’ comprehensive training. For this, the bibliographical review on the concepts of curriculum and document analysis of the National Common Curricular Base was used as a methodology. The need to make efforts to overcome curricular fragmentation in the initial years of basic education was concluded.
Keywords: Curriculum. Early Years. Fragmentation. Comprehensive Training.
Nenhum comentário:
Postar um comentário