segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Livro marca ações de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de São Paulo


A publicação recebeu o apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas. Experiências, perspectivas e desafios em torno da temática ‘segurança alimentar e nutricional, nortearam o projeto que foi amplamente abordado por meio das ações implementadas na capital paulista

Por Andréa Garbim
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) realizou o lançamento do livro “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na cidade de São Paulo: ações, desafios e perspectivas do papel da cidade na alimentação”, na última quinta-feira, 15/12, no Espaço Gourmet do Mercado Municipal Paulistano. A publicação contempla as políticas públicas que marcaram a gestão Haddad, nesta temática, chamando a atenção da população para os desafios que ainda precisam ser encarados. A obra já está disponível para download.
Segundo o secretário Artur Henrique, essa é uma iniciativa que tem como objetivo disseminar informações acerca do tema ‘segurança alimentar e nutricional’ para toda a população. “Tão importante quanto realizar ações, é registrar esse trabalho, com o apoio do Centro de Excelência Contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos da ONU, para que os próximos gestores conheçam o que foi feito e possam, de alguma maneira, dar continuidade a esse trabalho que tanto contribuiu para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas dentro dessa temática”, destaca.
Para o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional e organizador do livro, Marcelo Mazeta, o lançamento foi um marco no processo de implantação da política pública municipal de segurança alimentar e nutricional na cidade de São Paulo. “O livro veio coroar o nosso trabalho realizado com muito empenho e dedicação pela equipe do prefeito Fernando Haddad, desde 2013 – contando especialmente com o apoio de uma organização internacional e renomada como o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU). Com certeza esse trabalho servirá de exemplo para alguns países e cidades, para que populações de diversas localidades do mundo possam conhecer essa exitosa experiência”, salientou Mazeta.
A presidente do Comusan, Christiane Araújo, afirmou que “o mundo está de olho nas nossas ações; em como funciona os circuitos curtos de produção e consumo em uma cidade como São Paulo, então este é um trabalho que precisamos reverenciar”. A representante do Programa Mundial de Alimentos da ONU no Brasil, Mariana Rocha, ressaltou o trabalho reconhecido internacionalmente. “Pessoas no mundo todo nos perguntam sobre as ações que estão sendo implementadas aqui em São Paulo. Essa ação vai contribuir muito para a divulgação de boas práticas e lições aprendidas na área de segurança alimentar, fortalecendo projetos em diversas cidades do Brasil”.
Com a participação de 27 autores das secretarias municipais da gestão do prefeito Fernando Haddad (2013-2016), a obra é resultado da parceria entre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan), a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) com o Programa Mundial de Alimentos.
A organização do livro conta com um resumo das principais iniciativas, sobre a implementação da lei nº 15.920/2013 - que institui os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; a Lei nº 16.140/2015 - que visa à inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar; a criação da zona rural na cidade; o lançamento do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros projetos conquistados, além de um importante panorama sobre o papel da participação social na garantia da alimentação saudável para todos.
Compuseram a cerimônia do lançamento o secretário Artur Henrique, o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da SDTE, Marcelo Mazeta, a coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, a representante do Programa Mundial de Alimentos da ONU no Brasil, Mariana Rocha, e a presidente do Comusan, Christiane Araújo.

Acesse o PDF completo do livro, clicando aqui.  

Saiba quais são os sucos que ajudam a prevenir doenças no inverno

O consumo de sucos naturais durante o inverno também é muito importante para manter o corpo hidratado. Mesmo que nesse período seja co...