quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Estudantes do Ensino Médio apresentam “Fotografando o Português”. Dia 5/11, das 9 às 19h, em Campinas

Exposição fotográfica revela equívocos na aplicação da língua portuguesa
 

Cerca de 200 estudantes saíram pelas ruas de Campinas para observar painéis, outdoors, panfletos, cartazes e outras formas de comunicação visual. A ideia era ver como a língua portuguesa estava empregada nesses impressos e, para a surpresa dos alunos, várias incorreções foram encontradas.
A iniciativa surgiu do professor José Jorge Paulo Neto do Colégio Anglo/Campinas - COC. “No princípio do passeio era preciso estimular os alunos a olhar com atenção as placas e painéis, mas depois de algum tempo, o que estava diferente da norma culta parecia saltar aos olhos dos estudantes”, explica o professor.
Tudo foi fotografado. O resultado deste “passeio” pelas ruas da cidade estará à disposição do público em uma exposição dentro da unidade Taquaral do Colégio, em Campinas. “O Objetivo foi despertar o olhar atento dos alunos. Mostrar que o português está em tudo e, na hora de estudar, os livros não são o único caminho. É possível aprender na prática, no contato com a realidade e com o uso da língua portuguesa”, ressalta Neto.

As 100 fotos selecionadas para a exposição foram tiradas por alunos de quatro unidades do Colégio Anglo/Campinas – COC. São elas: Barão Geraldo, Cambuí, Taquaral e Valinhos. As imagens estarão expostas no dia 5 de novembro, sábado, ao longo do dia, na Unidade Taquaral da escola, que fica localizada à rua Jorge Figueiredo Correia, nº 735. A entrada é gratuita.
 
 O Professor

José Jorge Paulo Neto é professor do Colégio Anglo/Campinas – COC há mais de 10 anos e tem como marca registrada a busca pelo ensino criativo e diferenciado. Lecionou também na Universidade Aberta da Terceira Idade, de Mojiguaçu, sempre tendo como aliadas ferramentas lúdicas de ensino, como músicas, poemas e filmes.                

O professor acredita que o aprendizado de fato acontece quando o aluno se interessa verdadeiramente pelo tema e vê na aula um atrativo, um meio divertido de absorver conhecimento. Neto é coordenador do Projeto Linguarudos, uma iniciativa pedagógica que visa ao aprendizado da língua portuguesa de forma lúdica e criativa, por meio de ferramentas multimídias levadas ao dia a dia da sala de aula e também apresentadas ao público em geral, por meio de vídeos, músicas e livros produzidos no próprio Projeto. Mais informações em www.projetolinguarudos.com.br.
Serviço
Exposição “Fotografando o Português”
Data: 5/11/2011, das 9 às 19h
Local: Rua Jorge Figueiredo Correia, nº 735 – Taquaral – Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...