quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Reorientação Curricular: a Gestão Democrática na garantia do direito à aprendizagem

O IV Interconselhos de Gestão Compartilhada de Osasco será realizado neste sábado (13), no Centro de Formação dos Professores do município, com o tema “Reorientação Curricular: a Gestão Democrática na garantia do direito à aprendizagem”.

objetivo é criar um espaço para a reflexão sobre as implicações na gestão da escola, com a intencionalidade de fortalecer os atores sociais da comunidade educacional e do entorno para o exercício da cidadania.

O encontro contará com a participação de representantes dos Conselhos de Gestão Compartilhada (CGC) das Unidades Educacionais do município, educadores do Instituto Paulo Freire (IPF), pais e alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As temáticas 
a serem discutidas nos círculos serão: Contribuição das crianças no CGC; Avaliação dialógica das ações nas unidades educacionais; Participação e mobilização no CGC; A participação da escola, família e comunidade na educação das crianças: Conferência Lúdica; Assembleias escolares e o CGC; Plano Municipal de Educação e Reorientação Curricular.
Na busca de garantir a participação da comunidade na gestão escolar, a Secretaria Municipal da Educação de Osasco vem promovendo ações onde os segmentos dialogam e formulam propostas para a melhoria do ensino e da aprendizagem. O Interconselhos de Gestão Compartilhada é realizado anualmente a fim de assegurar a troca de experiências, a integração comunitária e a formulação de ideias, de proposições e reflexões de políticas públicas, sobretudo da política educacional.
Histórico - O primeiro Interconselhos de Gestão Compartilhada de Osasco foi realizado em 2008, com cerca de 300 participantes (representando 116 escolas), na EMEF Marechal Bittencourt. Na ocasião, foram discutidos temas relacionados aos Conselhos e à comunidade escolar, desde a participação da comunidade na gestão escolar até a educação inclusiva e participação das crianças na escola.
A segunda edição ocorreu em maio de 2009, no contexto da Conferência Nacional da Educação (CONAE), quando o município de Osasco sediou a etapa intermunicipal desta conferência. Os conselheiros foram desafiados a discutir e analisar o documento referência da Conferência, que foi levado e defendido na CONAE – 2010.

O terceiro Interconselhos foi em maio de 2010 com o objetivo de s
ocializar as propostas relativas ao Eixo 2 da CONAE-2010 e discutir a Lei 4136/07 que cria o CGC, o encontro contou com a participação de 313 conselheiros, representantes de 102 unidades educacionais.As discussões nos círculos de cultura resultaram em propostas significativas de alteração da Lei do CGC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...