sexta-feira, 3 de abril de 2009

Morre o acadêmico Crodoaldo Pavan

Faleceu na tarde desta sexta-feira (3), aos 89 anos, no Hospital Universitário (HU) da USP, em São Paulo, o biólogo e membro da Academia Paulista de Letras, Crodoaldo Pavan, devido a falência múltipla de órgãos e sistemas.

O velório será nesta sexta-feira, a partir das 18h30, no Anfiteatro Acadêmico do Instituto de Biociências da USP (Rua do Matão, Travessa 14, 321, Cidade Universitária, São Paulo). O enterro será no sábado, às 14 horas, no Cemitério Getsêmani (Praça da Ressurreição 1, Morumbi, São Paulo).

Crodoaldo Pavan nasceu em Campinas/SP, no dia 1 de dezembro de 1919. Foi casado com a Profª Dra. Maria de Lourdes de Oliveira Pavan. Formado em Biologia pela USP, especializou-se em Genética. Foi aluno e discípulo de André Dreyfus. Fez carreira universitária no Instituto de Biociências, chegando a Professor Titular. Em 1964, trabalhou dezoito meses e fundou um laboratório de Citogenética no laboratório Nacional de Oak Ridge-Tenessee, Estados Unidos. Em 1968 foi contratado como Profº Titular na Universidade do Texas, onde permaneceu sete anos.

Seus trabalhos principais são sobre Genética de População de Drosophilas Tropicais e Citogenética de Ciarídeos, um grupo de insetos encontrado no Brasil e por ele descoberto. Estudos feitos nesses insetos trouxeram novos conhecimentos de Citologia, Genética e Fisiologia Cromossômica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...