terça-feira, 24 de junho de 2008

Projeto de inclusão busca atender 200 pessoas com deficiência em Realengo

PNE Sports – Castelo Branco será lançado em 25 de junho



Inclusão social. A partir do dia 25 de junho, quarta-feira, às 10h, ela irá fazer parte da vida de 200 pessoas com deficiência, bem como de suas famílias, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Trata-se do lançamento do PNE Sports – Pólo Castelo Branco: uma parceria do Instituto Ideas e da Universidade Castelo Branco (UCB), com patrocínio da Petrobras. Voltado para os que têm mais de 7 anos, o projeto social irá atender gratuitamente pessoas de baixa renda moradoras da região. A idéia é promover cidadania pela prática de atividades esportivas. As inscrições serão abertas dia 26, na Clínica-Escola Castelo Branco, e as atividades terão início em 7 de julho, segunda-feira. No lançamento, haverá apresentação de dança e capoeira.



“É uma oportunidade para a pessoa com deficiência testar os próprios limites e potencialidades, bem como prevenir doenças secundárias à sua condição”, avalia a coordenadora do curso de Educação Física da UCB, a especialista em educação psicomotora Rosana de Freitas Fachada. “Por meio da prática de atividades esportivas é possível levantar a auto-estima dessas pessoas e, ao mesmo tempo, desenvolver a capacidade motora. Com esse projeto, acredito que a gente consiga promover a integração social”, diz. Uma equipe multidisciplinar irá trabalhar no PNE Sports – Castelo Branco. Ela é formada por fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais de educação física e pedagogos da UCB. Serão oferecidas aulas de natação, atletismo, basquete, futsal, dança e bocha. “Estamos muito felizes por transformar um sonho em realidade, promovendo a inclusão social das pessoas com deficiência e criando uma base esportiva para futuros campeões, não só na vida, mas também no esporte”, diz o vice-presidente do Instituto Ideas, Claudio Bittencourt,.



De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população tem algum tipo de deficiência. Isso equivale a mais de 24,5 milhões de brasileiros. “Estamos conscientes de nossa responsabilidade social em contribuir para melhoria das condições de vida de uma parcela dos que residem nas redondezas da universidade”, diz o vice-reitor acadêmico da UCB, Marcelo Pacheco. “Iremos oferecer a essas 200 pessoas com deficiência e a seus familiares ambiente estruturado para recebê-los, além de nossa equipe multidisciplinar capacitada e com compromisso em reverter a atual realidade”, completa Pacheco. Para permanecer no programa social, é preciso ter freqüência mínima nas atividades e a família deve participar de palestras e cursos. No PNE Sports – Castelo Branco, os integrantes que se destacarem pelo alto rendimento, podem ser indicados para competições porque a Universidade Castelo Branco conta com dois professores que são classificadores internacionais. Eles podem avaliar o desempenho e fazer a indicação, inicialmente, para competições estaduais.



Inscrições abertas

Os interessados em fazer parte do PNE Sports – Pólo Castelo Branco, precisam se inscrever nos dias 26 de junho, quarta-feira, 30, segunda-feira, 2 de julho, quarta-feira, 3, quinta, 4, sexta, 9, quarta, 10, quinta e 11, sexta-feira. Sempre das 13h às 17h, na Clínica-Escola Castelo Branco. As atividades têm início no dia 7 de julho, segunda-feira. A meta é atender 200 pessoas com deficiência. O candidato deve apresentar: laudo médico, certidão de nascimento, atestado de aptidão de atividade física, duas fotos 3x4, comprovante de residência e carteira de vacinação. A Universidade Castelo Branco fica na Avenida Santa Cruz 1631, Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. A inauguração será no dia 25 de junho, às 10h, no Teatro Carlos Wenceslau da UCB. Mais informações: (21) 2406-7766 e 3216-7838.



Equipe capacitada da UCB

Na proposta do PNE Sports – Castelo Branco, serão promovidas atividades esportivas, sócio-culturais, palestras regulares, assistência social e acompanhamento psicológico para os atendidos e respectivos familiares. E não pára por aí. A idéia é oferecer também aplicação de técnicas de relaxamento, exercícios de psicomotricidade, jogos, dinâmicas pedagógicas, entre outros. Para isso, dezoito profissionais da Universidade Castelo Branco, entre supervisores, coordenadores, professores de educação física, psicólogos, pedagogos, nutricionistas, administradores psicomotricistas, fisioterapeutas e assistentes sociais fazem parte da equipe técnico-científica. Os estagiários serão preparados de forma prática, teórica e científica, com desenvolvimento de trabalhos e artigos científicos para a divulgação do projeto e contribuição no campo acadêmico. Desde 1984, a UCB oferece à população os serviços da Clínica-Escola Castelo Branco. Ele serve de campo de estágio para os estudantes. Nela, cem pessoas com deficiência já são atendidas, pelo convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).



Instituto Ideas
O Instituto Ideas é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) formada por uma diversificada equipe de profissionais que transformam suas iniciativas individuais em projeto multidisciplinar. Tem o objetivo de atuar na área social, por meio de empreendimentos onde a gestão profissional aliada à inovação promove o desenvolvimento sustentável.



Serviço:

PNE Sports – Pólo Castelo Branco - Projeto social com meta de atender 200 pessoas com deficiência, com atividades esportivas e sócio-culturais. Lançamento dia 25 de junho, quarta-feira, às 10h, no Teatro Carlos Wenceslau, da UCB. Parceria do Instituto Ideas e da UCB, com patrocínio da Petrobras.

Inscrições abertas: dias 26 de junho, quarta-feira, 30, segunda-feira, 2 de julho, quarta-feira, 3, quinta, 4, sexta, 9, quarta, 10, quinta e 11, sexta-feira. Sempre das 13h às 17h, na Clínica-Escola Castelo Branco. Mais informações: (21) 2406-7766 e 3216-7838.

Onde: Universidade Castelo Branco (UCB) - Avenida Santa Cruz 1631, Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro.

Documentos: laudo médico, certidão de nascimento, atestado de aptidão de atividade física, duas fotos 3x4, comprovante de residência e carteira de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário