DIÁLOGO COM PROFESSORAS: INVESTIGANDO OS DES/CONHECIMENTOS DOS CONTEÚDOS EXIGIDOS PELA LEI 11.645/2008 NA PERSPECTIVA INDÍGENA
Armelinda Borges da Silva*
Josélia Gomes Neves *
Resumo: O texto em tela trata da apresentação de um estudo desenvolvido no ensino fundamental, anos iniciais, em escolas públicas do município de Ji-Paraná, em Rondônia. O objetivo principal foi investigar a prática pedagógica em relação aos conteúdos exigidos pela Lei 11.645/2008, com foco na temática indígena no âmbito do Projeto de Pesquisa: “História e cultura indígena como conteúdos de aprendizagem: como anda a implementação da Lei 11.645/2008 nas escolas públicas da Amazônia?” Esta atividade vinculou-se ao Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica – PIBIC/UNIR/CNPq, ciclo 2013-2014. Dentre os aportes teóricos utilizados destacam-se as contribuições de Teixeira (1995), Neves (2013), Candau (2006) e Hall (2006). A metodologia adotada utilizou a técnica de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa informam que há pouca experiência em relação à temática indígena, os conhecimentos são empíricos e superficiais, à base do improviso. As principais fontes de informação utilizadas são o livro didático e as pesquisas realizadas na internet. Há necessidade de mais investimento na formação docente referente à Lei 11.645/2008, considerando a pouca experiência observada no trabalho docente, bem como a elaboração de material didático mais qualificado de feição intercultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário