segunda-feira, 21 de julho de 2014

Solidariedade entra em campo

Márcio Lopes de Freitas (*)

Sai a Copa do Mundo e entra em campo um time de voluntários do sistema cooperativista brasileiro. A competição internacional vai deixando lembranças e, independente do resultado, o Brasil deve ser visto como o grande vitorioso dessa Copa. Mostramos a face gentil e radiante dessa população na recepção e no trato sempre cortês para com os turistas de vários países. Está na alma do brasileiro o jeito carinhoso de cuidar do próximo.

Temos agora a oportunidade de marcar mais um golaço praticando a nossa solidariedade. Entra em campo o Dia de Cooperar, o “Dia C”, coordenado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e com a colaboração e realização das unidades estaduais e suas cooperativas associadas.

O “Dia C” tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. Temos certeza que mais pessoas passarão a adotar o voluntariado como prática do cotidiano a partir dessa campanha. O “Dia C” é ainda um excelente momento para conhecer melhor os princípios cooperativas e as oportunidades que o sistema pode oferecer para a maioria da população como forma de desenvolvimento sustentável.

A proposta nasceu em 2009 no Sistema OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais). Desde 2013, a OCB vem ampliando essa campanha para todos os estados do país. De Norte a Sul do Brasil, as cooperativas já realizam diversas atividades voluntárias e no dia 6 de setembro uma grande comemoração vai unir todas elas.

Em 2014, o Sistema OCB quer ir mais longe e mostrar que a solidariedade está na alma da população brasileira. O “Dia C” vai beneficiar mais de 1,4 milhão de pessoas em 1.060 municípios. Para alcançar nossos objetivos, devemos reunir cerca de 200 mil voluntários em todo o Brasil. Mas um batalhão de solidariedade já está em campo promovendo uma série de ações, que estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. São iniciativas que vão desde a doação de computadores para escolas; cadeiras de rodas para entidades beneficentes; alimentos para a população de baixa renda e sangue para hospitais, além de palestras de combate à violência e contra a exploração infantil.

Dos grandes centros aos rincões do país, o cooperativismo mostra a sua força e sua capacidade transformadora tanto para as comunidades beneficiadas quanto para as próprias cooperativas. É por meio desse contato mais próximo com a população que as nossas associadas ampliam a sua percepção da realidade local e têm a oportunidade de influir diretamente nos destinos da comunidade.

Para nós, o “Dia C” ressalta ainda o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento socioeconômico do país. O movimento também reforça a essência da doutrina cooperativista, que busca a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com equilíbrio das diversas forças sociais.

(*) Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). O Sistema OCB representa e promove as cooperativas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário