Manoel de Barros e as gramáticas: implicações no ensino da língua materna
Este artigo tem como objetivo discutir as implicações do conceito de gramática que se impõe no contexto escolar sob a luz das produções poéticas de Manoel de Barros. Busca-se discutir as limitações do ensino que se pauta em uma gramática normativa e apresentar a importância de conhecermos a gramática internalizada com intuito de ampliarmos a compreensão leitora dos alunos desde a alfabetização de forma que eles percebam a produção de sentido que se busca utilizar em diferentes contextos interativos.
PALAVRAS-CHAVE: Gramática; Ensino; Língua; Leitura.
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo discutir las implicaciones del concepto de la gramática que se impone en el contexto escolar a la luz de las producciones poéticas de Manoel de Barros. El artículo analiza las limitaciones de la enseñanza que se orientan en una gramática normativa y presentar la importancia de conocer la gramática interiorizada con el fin de ampliar la comprensión de lectura de los estudiantes desde la alfabetización para que comprendan la producción de sentido que pretende utilizar en diferentes contextos interactivos.
PALABRAS-CLAVE: Gramática, Educación, Lenguaje, Lectura
Espaço de discussão da revista virtual Partes (www.partes.com.br) Entre e deixe seu recado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
“Fizemos história pelas crianças no G20”, diz adolescente em evento inédito da Save The Children e Plan International Brasil
Ynara, 17, foi uma das adolescentes que entregou uma carta de 50 mil crianças a líderes do G20. Painel contou com a presença ministros e a...
-
Pequena Resenha Crítica NOITE DOS PEREGRINOS “Se eu pudesse eu abrir um buraco/ Metia os pés dentro, criava raiz/ Virava coqueiro, trepava e...
-
Carregando Tabela do Brasileirão Central Brasileirão , hospedado por KingHost Hospedagem de sites ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário