quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Manifesto dos Sociólogos

A Secretaria de Educação de SP – na contramão da lei aprovada pelo MEC e pelo CNE – vetou a implementação de sociologia no ensino médio, com isso cerca de mil professores ficaram sem aulas. Estamos organizando uma série de atividades entre elas esse manifesto assinado por acadêmicos, dirigentes sindicais, artistas, escritores, políticos etc.



Gostaria que assinasse e divulgasse P/ Sinsesp/GT de Sociologia da APEOESP PS...caso assinem peço que enviem à manifestodossociologos@ig.com.br



*Manifesto pela Obrigatoriedade da Sociologia

no Ensino Médio no Estado de São Paulo*



A Resolução 92/07 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE) vetou aos estudantes das escolas públicas de Ensino Médio a possibilidade de estudarem a disciplina de Sociologia. A Resolução caminha na contramão da medida aprovada no Conselho Nacional de Educação e sancionada pelo ministro da Educação Fernando Haddad, que em 11 de agosto de 2006 determinou, através da Resolução 04/06, que Sociologia e Filosofia voltassem a compor a grade curricular das escolas públicas e privadas do Brasil já em 2008. Todos os outros 25 Estados e o Distrito Federal acataram essa determinação do CNE.



A SEE/SP está em desacordo com os rumos gerais da educação brasileira, que busca superar os anos de tirania e arbítrio democratizando o ensino, promovendo a cidadania e o espírito critico, tarefa esta que a Sociologia tanto como disciplina especializada como transversalmente ligada a um amplo campo temático (história social, política, sociologia econômica, direitos humanos, profissões, formações identitárias e subjetividade, relações sociais e movimentos sociais entre outros), é capaz de promover por meio de estudos de casos, pesquisas ou de teorizações gerais.



Ao privar os estudantes do Estado de São Paulo do ensino de Sociologia, a SEE/SP, a Secretária e Professora Maria Helena Guimarães de Castro que é socióloga e o Governador José Serra discriminam e negam à juventude paulista um ensino igual em ofertas, qualidades e direitos ao dos demais jovens brasileiros.



Solicitamos assim, a modificação da Resolução 92/07 de tal forma que seja garantido o ensino de Sociologia como componente da grade curricular no Estado de São Paulo como meio de promover a cidadania e superar a discriminação.



São Paulo, 7 de fevereiro de 2008.

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