domingo, 31 de março de 2024

Teoria Pós-Colonial: Contribuições para Transformação do Currículo Vigente

 

Teoria Pós-Colonial: Contribuições para Transformação do Currículo Vigente

Isabela Rodrigues Monteiro[1]

Maria Theresa de Lima Alves[2]

Resumo

O tema abordado neste texto centra-se no impacto das teorias tradicionais presentes no currículo atual, destacando a importância da teoria pós-colonial e suas contribuições. Como objetivo, o artigo pretende apresentar a necessidade das escolas brasileiras adotarem em seus currículos, práticas pós-coloniais, a fim de evitar qualquer discurso que perpetue a hierarquização de raças e culturas. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica. Assim, concluiu-se que é preciso descolonizar o currículo a fim de promover um diálogo multicultural efetivo.

Palavras-chave: Currículo. Teorias. Pós-Colonial. Educação. Multicultural.


https://www.partes.com.br/2024/03/29/teoria-pos-colonial-contribuicoes-para-transformacao-do-curriculo-vigente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Fizemos história pelas crianças no G20”, diz adolescente em evento inédito da Save The Children e Plan International Brasil

  Ynara, 17, foi uma das adolescentes que entregou uma carta de 50 mil crianças a líderes do G20. Painel contou com a presença ministros e a...