sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O educador de hoje é quem prepara o amanhã


Artigo:
Dia do professor:
O educador de hoje é quem prepara o amanhã

Amanhã é dia 15 de outubro. Trata-se de um dia muito especial, pois é quando se homenageia os professores brasileiros. Aqui se comemora o dia do professor na mesma data em que Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil: o dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila.

O modelo tradicional de escola, com lousa e anotações como principais ferramentas de ensino, usadas desde muito antes do decreto do imperador, persiste em todo o Brasil. É claro que, como tudo, o ato de lecionar também vem se modernizando ao longo dos séculos e hoje é quase impossível dissociar o aprendizado das novas tecnologias como a internet, que oferece o acesso global à informação.

Por isso, a a inclusão digital dos professores é mais do que uma tendência, é uma necessidade para garantir que o profissional esteja ´up to date` com a própria evolução do mundo. Além, disso, com a nova geração de acessórios para o apoio ao ensino, é fundamental que os educadores estejam preparados para absorver e gerenciar os recursos disponíveis para tornar as aulas muito mais eficientes e dinâmicas.

Segundo declarações da assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, o Brasil quer chegar a 2022 com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) igual ao de países desenvolvidos, com o analfabetismo erradicado e oportunidade para todos. Então por que não lançar mão de ferramentas que vão facilitar o alcance desses objetivos?

E é para ajudar o País nessa empreitada de melhorar a cada dia a qualidade do ensino que, nesse Dia do Professor, vale propor uma reflexão sobre a importância de qualificar cada vez mais os educadores que preparam nossas crianças e muitos adultos para construir o futuro que desejamos.

*Vivian Manso é especialista em Tecnologia Educacional e durante os últimos sete anos atuou ativamente na implantação de Soluções Colaborativas e Interativas em Instituições de  Ensino Privadas e da Rede Pública. Também participou de iniciativas em empresas, nacionais e globais. Ainda dentro do segmento das Tecnologias Educacionais, trabalhou em parceria com grandes nomes do mercado, como Intel, Dell e Microsoft, em projetos-piloto que validaram experiências de sucesso em escolas públicas. Atualmente, é Gerente Regional da Hitachi Solutions, coordenando projetos no segmento Educacional da empresa no Brasil. Além disso, mantém um blog em que discute a dinâmica das Lousas Interativas na Sala de Aula, bem como o uso de soluções complementares - http://lousasinterativasemuitomais.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos para o segundo semestre

No total, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre os dias 15 e 29 de abril A ...