Corpus Christi
Todos os anos, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, comemora-se o dia de Corpus Christi; expressão latina que significa o Corpo de Cristo.
Segundo pesquisa, esta data é celebrada desde meados do ano de 1270, relembrando a Última Ceia, quando Jesus, à mesa, disse aos seus apóstolos: "Este é meu corpo... este é meu sangue. Fazei isto em memória de mim", e comeu o pão e bebeu o vinho, compartilhando-os com eles.
Brasil e Portugal festejam a Santa Eucaristia, que é também o momento mais importante da missa, com tapetes coloridos, de motivos religiosos nos desenhos, e que ornamentam as ruas por onde passa a procissão.
Em São Paulo, na cidade de Porto Ferreira, a festa é compartilhada com as três paróquias da cidade; só que em vez de usar serragem para os enfeites (como fazem a maiorias das cidades), este município usa de sabedoria e de bom senso, enfeitando as ruas com alimentos doados pelo povo e que, depois de ornamentar as ruas, são destinados às pessoas que realmente precisam e que são assistidas por pastorais; como a Pastoral da Criança e a Pastoral da Saúde. Esta iniciativa inteligente começou em 2008.
Minha opinião é que todos os brasileiros deveriam seguir o exemplo de Porto Ferreira, eliminando o tradicional uso da serragem para formar os tapetes, devido os danos que o pó da serragem pode causar à saúde; o trabalho desnecessário da Prefeitura para efetuar a árdua limpeza (quando tanto já há por fazer); e o desgaste inútil de seus funcionários.
Segundo pesquisa, o pó da serragem está entre outros tipos de poeira que contém substâncias nocivas à saúde e que penetram no nosso organismo com facilidade e, além de tudo, prejudica o meio-ambiente.
A poeira é um grande inimigo da saúde por conter bactérias, fungos, tabacos. O pulmão é o órgão responsável para filtrar essas substâncias a fim de que elas não entrem no nosso organismo. Entretanto o trabalho do pulmão é bastante limitado e quando essas substâncias invadem o nosso corpo podem causar asma, bronquite, alergias, câncer de pulmão e pneumoconioses ocupacionais. Estas provocam a inflamação do pulmão; substituição do tecido normal do qual o órgão é constituído por um tecido fibroso; que, por sua vez, endurece o órgão. Quando o problema evolui ao máximo o pulmão pára de funcionar.
Em Portugal os festejos em comemoração a Corpus Christi são um pouco diferentes. Antigamente festejava-se com danças, brincadeiras, ao som de gaitas de fole e outros instrumentos musicais. Atualmente faz-se procissões pela manhã e à tarde; e, ao meio-dia, uma missa. A expressão máxima das festividades acontece em Braga, Porto e Lisboa.
Também é tradição em Braga, o comparecimento em massa de todos os escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português), que se formou em 1923.
O que é Escutismo?, eu também não sabia... Vejam que interessante! "O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar homens e mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons fundamentais: Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço."
Os princípios do Movimento Escutista são: dever para com Deus, lealdade aos princípios espirituais; dever para com os outros; lealdade para com seu país; dever para consigo mesmo; responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
"Isto é ser escuteiro!" Eu acrescentaria: este é um bom exemplo!
NAIR LÚCIA DE BRITTO Jornalista
Fonte de Pesquisa: Wikipédia, Portal Unimeds e Agrupamento 643 cne (www.cne643.blogspot.com). |
Espaço de discussão da revista virtual Partes (www.partes.com.br) Entre e deixe seu recado
sexta-feira, 4 de junho de 2010
CORPUS CHRISTI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Exercício digital: como utilizar as telas para incentivar atividades físicas durante as férias escolares?
Por Kelly Soares Rosa Frequentemente associadas ao sedentarismo, as telas, quando usadas de forma inteligente e equilibrada, também pode...
-
Pequena Resenha Crítica NOITE DOS PEREGRINOS “Se eu pudesse eu abrir um buraco/ Metia os pés dentro, criava raiz/ Virava coqueiro, trepava e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário