Espaço de discussão da revista virtual Partes (www.partes.com.br) Entre e deixe seu recado
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
Acervo Digital da Universidade, criado e gerido pelo seu Núcleo de Educação a Distância, pode ser acessado por meio do EduCapes
Brasileiros interessados em aprimorar seus conhecimentos têm uma nova opção para encontrar material didático de fontes confiáveis na Internet: trata-se da plataforma desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O portalEduCapes disponibiliza recursos educacionais abertos em temas e formatos variados, compreendendo desde a educação básica até a pós-graduação.
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) participa do projeto desde o seu início, colaborando com a formatação do repositório e oferecendo acesso aoAcervo Digital da Universidade, com mais de 120 mil objetos educacionais. Entre os conteúdos disponibilizados pela Unesp, estão e-Books, áudios, vídeos, jogos, softwares e imagens, além de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
“Permitir aos cidadãos o fácil acesso a recursos educacionais de qualidade significa favorecer a construção de conhecimentos que podem gerar oportunidades pessoais e profissionais”, afirma o professor Klaus Schlünzen Junior, coordenador do NEaD da Unesp, que esteve presente na cerimônia de lançamento do portal, no dia 26 de setembro, em Brasília. “É fundamental aproveitar as tecnologias do século XXI para criar condições de estudo e aprimoramento que alcancem a todos, igualitariamente”.
A plataforma EduCapes utiliza o D-Space, software livre para criação de repositórios digitais. “Nos dois últimos anos, dedicamo-nos à customização do programa, definindo layout, padronizando metadados e criando novas funcionalidades”, explica Guilherme de Andrade Lemeszenski, analista de sistemas do Grupo de Tecnologia de Informação (GTI) do NEaD, que trabalhou em conjunto com a equipe de TI da Capes. Entre os recursos adicionados no processo, estão os de acessibilidade, como o ajuste das páginas para uso de leitores de tela, possibilidade de leitura com alto contraste e adição de links para navegação rápida. “É nossa preocupação constante oferecer uma navegação acessível a pessoas com deficiência, seja em nossos cursos a distância, portais ou bancos de dados. Não poderíamos deixar de dar essa contribuição para tornar a iniciativa da Capes ainda mais inclusiva”, declara Pierre Archag Iskenderian, coordenador do GTI do NEaD.
O EduCapes reúne também o material educacional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema coordenado pela Diretoria de Educação a Distância da Capes. A UAB integra universidades públicas para oferecer cursos de graduação e de pós-graduação a camadas da população que possuem dificuldade de acesso à formação universitária, dando prioridade aos profissionais que atuam na educação básica.
Plataformas de outras universidades e instituições estão acessíveis por meio do Educapes, como a Universidade Federal do ABC , o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Matemática, a Representação do Governo dos EUA no Brasil, a Fundação Lemann, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Khan Academy e o Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Exercício digital: como utilizar as telas para incentivar atividades físicas durante as férias escolares?
Por Kelly Soares Rosa Frequentemente associadas ao sedentarismo, as telas, quando usadas de forma inteligente e equilibrada, também pode...
-
Pequena Resenha Crítica NOITE DOS PEREGRINOS “Se eu pudesse eu abrir um buraco/ Metia os pés dentro, criava raiz/ Virava coqueiro, trepava e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário