terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nota de pesar




Ministério da Cultura
Nota de pesar pelo falecimento do cineasta Linduarte Noronha
Lamento profundamente a morte de Linduarte Noronha. Cineasta à frente do seu tempo, além de jornalista e crítico, seu curta "Aruanda" lançou as bases do Cinema Novo e preparou o caminho para a geração de Glauber Rocha ganhar o mundo. Pernambucano, foi na Paraíba que ele desenvolveu tudo o que observou nos amigos Humberto Mauro e Alberto Cavalcanti. Neste momento doloroso, deixo minha homenagem e meu abraço solidário aos seus familiares, amigos e admiradores.
Ana de Hollanda
Ministra de Estado da Cultura
 


Informações para o jogo CAP X Roma







segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Suécia, Hungria e Macedônia serão os adversários da seleção masculina do Brasil no pré-olímpico de Handebol

30.01.2012 :: 14h51


Crédito: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Já estão definidos os adversários da seleção masculina de handebol no torneio classificatório para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Os brasileiros vão enfrentar Macedônia, Hungria e a anfitriã Suécia, entre 6 e 8 de abril, confrontos que saíram neste domingo, após a decisão do Campeonato Europeu. As disputas da modalidade nos Jogos começam no dia 28 de julho e terminam em 12 de agosto.

As outras duas chaves da competição classificatória terão Espanha, Polônia, Sérvia (prata no Europeu) e Argélia, na casa dos espanhóis; e Islândia, Japão, China e Croácia (bronze no Europeu), com sede croata. Os dois melhores de cada grupo garantem vaga nas Olimpíadas, jutando-se aos já classificados Grã-Bretanha (anfitrião), França (campeão mundial), Coreia (vencedor do pré-olímpico asiático), Argentina (ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara), Tunísia (campeão africano) e Dinamarca (ouro no Europeu).

O Brasil ficou com a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e, por isso, disputará o pré-olímpico. O técnico da equipe, Javier Garcia Cuesta, avaliou qual adversário deve dar mais trabalho. "São três times muito fortes. Mas a Suécia vai jogar em casa e tem um elenco jovem. Então, pode ser o mais complicado para nós".

A programação de treinos da seleção começará no dia 25 de fevereiro. "Estão previstas duas fases de concentração, uma no fim de fevereiro e outra em março, mais perto do pré-olímpico", adiantou Javier. "Vamos trabalhar para dar o nosso melhor, independentemente de quem esteja do outro lado", completou.

HISTÓRIA DE SALINAS: CENTENÁRIO DE ANÍSIO SANTIAGO

HISTÓRIA DE SALINAS: CENTENÁRIO DE ANÍSIO SANTIAGO: Anísio Santiago. O blog História de Salinas não poderia deixar passar em branco o centenário de nascimento de Anísio Santiago, que...

Comendo chucrute & salsicha: João Pessoa - Paraíba, e praias do entorno

Comendo chucrute & salsicha: João Pessoa - Paraíba, e praias do entorno: A segunda etapa de posts (e última também) sobre as férias do nordeste é a respeito de João Pessoa e algumas praias paraibanas que visitamos...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pinheirinho: Jornalistas denunciam cerceamento da liberdade de imprensa


liberdade
Após ação violenta contra moradores no processo de desocupação na área conhecida por Pinheirinho, em São José dos Campos/SP, comandada pela Polícia Militar, iniciada no último domingo, agora foi a vez da imprensa sofrer as consequências da ação truculenta. Segundo informações de jornalistas que estão no local, a PM está organizando e conduzindo grupos para realização de cobertura.
A imprensa só tem acesso ao que é determinado pela polícia, além disso, os profissionais não podem entrevistar os moradores que foram retirados da ocupação urbana e que estão alojados na prefeitura.
Para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo a postura da Polícia Militar configura uma ação clara de cerceamento da liberdade de imprensa. “Esta tática tem como objetivo a manipulação da informação, pois há uma única versão dos fatos já que os moradores não podem ser ouvidos”, argumenta o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto).
Os ex-moradores de Pinheirinho também estão sendo obrigados a usar números e pulseiras de identificação para serem controlados pela polícia e não têm notícias de seus pertences – um verdadeiro massacre psicológico.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo



Trabalho Escravo, um crime que persiste


NOTA PÚBLICA
Trabalho Escravo, um crime que persiste
Neste dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, 28 de janeiro, ao serem lembrados os oito anos da chacina de Unaí, MG, quando foram assassinados quatro servidores federais que atuavam na fiscalização das condições de trabalho no campo, a Coordenação Nacional da CPT, juntamente com a Coordenação Nacional da Campanha da CPT contra o Trabalho Escravo, vem a público para expressar sua indignação diante da escandalosa demora do processo judicial decorrente deste bárbaro crime.
Com credibilidade já fortemente questionada junto à sociedade brasileira, o Poder Judiciário mantém-se refém de procedimentos que o fazem andar a passos de tartaruga, não oferecendo as respostas ansiosamente esperadas pela sociedade.
O mesmo acontece com o Legislativo. Logo após o crime de Unaí, o Senado se apressou e aprovou em dois turnos a PEC 438/2001, que estabelece o confisco das propriedades nas quais foi constatada a existência do trabalho escravo e sua destinação para a Reforma Agrária. A Câmara Federal também a aprovou, em primeiro turno, no dia 10/08/2004, devendo ir para votação em segundo turno. A partir de então não foi mais posta em votação, apesar dos constantes apelos de movimentos e entidades da sociedade civil e do requerimento de vários deputados de diferentes partidos. Quando a Câmara Federal vai acordar do torpor em que se encontra e votar esta medida, viabilizando, assim, um instrumento altamente dissuasivo contra uma chaga que aflige ainda milhares de trabalhadores? Ou prefere capitular diante das exigências do agronegócio e de sua articulada bancada? Propriedade ou dignidade? Lucro ou vida? Eis o dilema. Vai o econômico mais uma vez se sobrepor aos mais elementares direitos, como é o direito a um trabalho digno e seguro?
Nestes dias, o Ministro do Trabalho, ao lançar o Manual de Combate ao Trabalho em Condições Análogas às de Escravo, afirmou que o Brasil está perto de vencer esta batalha. Realmente passos importantes já foram dados, mas muito sobra por fazer e a resistência é considerável.
Instituída pela Portaria 540/2004 do Ministério do Trabalho e Emprego e reforçada pela Portaria Interministerial 02/2011 - o cadastro dos empregadores que usam do trabalho escravo, conhecido como Lista Suja, está sendo questionado desde sua criação pela Confederação Nacional da Agricultura, CNA, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Caso vença tal ação, cairia por terra um instrumento eficiente na responsabilização dos atores econômicos e financeiros envolvidos ao longo das cadeias produtivas da escravidão moderna. Em fins de novembro passado, o relator do processo no Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Brito, liberou o processo para julgamento. O STF pode vir a julgar esta ação a qualquer momento.
Está na hora de se pôr um fim a esta exploração vergonhosa. Já dizia Tiago, em sua carta: “Vejam, o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês, retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos Exércitos” (Ti 5,4).
Também clama pelo fim desta chaga que envergonha nossa nação o sangue derramado pelos servidores do MTE em Unaí. Este sangue exige dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo que assumam de vez a defesa incondicional dos direitos da pessoa, quebrando as amarras que os subjugam ainda ao bel prazer do poder econômico. Está na hora da cidadania reinar em nosso País.  
Goiânia, 27 de janeiro de 2012.
Coordenação Nacional da CPT
Coordenação Nacional da Campanha da CPT contra o Trabalho Escravo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais da metade das vagas do Sisu sobram na primeira chamada


26/01/2012 - 14h57

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dos 108 mil candidatos selecionados para as vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas – e serão redistribuídas na segunda chamada, divulgada hoje (26). Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para participar da disputa, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. 
De acordo com o MEC, esse percentual de preenchimento da primeira chamada é normal e semelhante ao de anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocações, 97% das vagas foram ocupadas. Os 62 mil estudantes convocados em segunda chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 30 e 31 de janeiro para fazer a matrícula. Caso ainda haja vagas disponíveis após esse período, o sistema vai gerar uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão de hoje até 1° de fevereiro. 
Neste ano, o Sisu recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de estudantes – cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a campeã de inscrições - a instituição, que ofereceu mais de 4 mil vagas de ingresso para o primeiro semestre de 2012 recebeu 171.915 inscrições. Na lista das instituições mais procuradas estão ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Edição: Lílian Beraldo

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ana Cláudia é destaque de torneio paulista


25|01|2012 - 14:23 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt
No ínicio da temporada, Ana Cláudia conseguiu boa marca em São Paulo (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - A velocista Ana Cláudia Lemos foi o destaque da "Seletiva para o Mundial Indoor", realizada nesta quarta-feira 25, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. O Mundial Indoor de 2012 será disputado em Istambul, na Turquia, de 9 a 11 de março, e os índices podem ser obtidos até 19 de fevereiro. Ana Cláudia, que já está pré-convocada para o Mundial de Istambul, para correr os 60 m, venceu a disputa dos 100 m hoje, com 11.39.

"O objetivo é o Mundial, onde queremos que ela quebre o recorde sul-americano da prova", lembrou o técnico Katsuhico Nakaya, referindo-se à marca de 7.26, obtido por Esmeralda de Jesus no dia 13 de março de 1981, em Pocatello, nos Estados Unidos. O treinador pediu para Ana Cláudia correr forte os primeiros 60 m e depois só terminar a prova no embalo. "Gostei muito do desempenho dela", comentou Nakaya. "Agora, ela retorna só volta a competir em fevereiro, antes de viajar para a Turquia."

Outro destaque da competição foi Sandro Viana, que venceu os 100 m (10.52 - vento de -1.6) e os 400 m (47.42). No arremesso do peso, Ronald Julião venceu com 17,32 m, enquanto Mauro Vinícius Lourenço ganhou o salto em distância, com 7,88 m. Mauro, conhecido como Duda, assim como Ana Cláudia, está pré-convocado para o Mundial da Turquia.

Ana Cláudia, Mauro Vinícius e Ronald competem pela BM&FBovespa e Sandro, pelo Pinheiros.

A competição foi uma realização da Federação Paulista de Atletismo (FPA), com aval da CBAt. No próximo sábado 28, no mesmo local, com provas entre às 9 e 13 horas, será disputada nova Seletiva.

Campeonato Catarinense 2012

TURNO
21/01/2012 - 17:00 - H. Aichinger 4x3 Criciúma
22/01/2012 - 17:00 - Chapecoense 1x0 Avaí
22/01/2012 - 19:00 – Metropolitano 0x1 Brusque
22/01/2012 - 19:30 - Joinville 0x1 Camboriú
21/01/2012 - 19:30 - Figueirense 5x0 Marcílio Dias

25/01/2012 - 20:30 - Camboriú x Metropolitano 
25/01/2012 - 22:00 - Avaí x Criciúma 
25/01/2012 - 19:30 - H. Aichinger x Figueirense 
26/01/2012 - 21:30 - Marcílio Dias x Joinville 
25/01/2012 - 20:30 - Brusque x Chapecoense
29/01/2012 - 19:30 - Avaí x H. Aichinger
29/01/2012 - 19:30 - Criciúma x Brusque
29/01/2012 - 17:00 - Chapecoense x Camboriú
29/01/2012 - 17:00 - Metropolitano x Marcílio Dias
29/01/2012 - 17:00 - Joinville x Figueirense
01/02/2012 - 20:30 - Figueirense x Metropolitano 
01/02/2012 - 20:30 - Marcílio Dias x Chapecoense 
01/02/2012 - 20:30 - H. Aichinger x Joinville 
01/02/2012 - 20:30 - Camboriú x Criciúma 
01/02/2012 - 20:30 - Brusque x Avaí
05/02/2012 - 17:00 - Avaí x Camboriú
05/02/2012 - 17:00 - Criciúma x Marcílio Dias
05/02/2012 - 17:00 - Brusque x H. Aichinger
05/02/2012 - 17:00 - Chapecoense x Figueirense
05/02/2012 - 17:00 - Metropolitano x Joinville
08/02/2012 - 20:30 - H. Aichinger x Metropolitano 
08/02/2012 - 20:30 - Joinville x Chapecoense 
08/02/2012 - 20:30 - Figueirense x Criciúma 
08/02/2012 - 20:30 - Marcílio Dias x Avaí 
08/02/2012 - 20:30 - Camboriú x Brusque
12/02/2012 - 17:00 - Brusque x Marcílio Dias 
12/02/2012 - 17:00 - Avaí x Figueirense 
12/02/2012 - 17:00 - Criciúma x Joinville 
12/02/2012 - 17:00 - Chapecoense x Metropolitano 
12/02/2012 - 17:00 - Camboriú x H. Aichinger
18/02/2012 - 17:00 - H. Aichinger x Chapecoense 
18/02/2012 - 17:00 - Metropolitano x Criciúma 
18/02/2012 - 17:00 - Joinville x Avaí 
18/02/2012 - 17:00 - Figueirense x Brusque 
18/02/2012 - 17:00 - Marcílio Dias x Camboriú
26/02/2012 - 17:00 - Marcílio Dias x H. Aichinger
26/02/2012 - 17:00 - Camboriú x Figueirense
26/02/2012 - 17:00 - Brusque x Joinville
26/02/2012 - 17:00 - Avaí x Metropolitano
26/02/2012 - 17:00 - Criciúma x Chapecoense
29/02/2012 - 20:30 - Criciúma x H. Aichinger 
29/02/2012 - 20:30 - Avaí x Chapecoense 
29/02/2012 - 20:30 - Brusque x Metropolitano 
29/02/2012 - 20:30 - Camboriú x Joinville 
29/02/2012 - 20:30 - Marcílio Dias x Figueirense
04/03/2012 - 17:00 - Figueirense x H. Aichinger 
04/03/2012 - 17:00 - Joinville x Marcílio Dias 
04/03/2012 - 17:00 - Metropolitano x Camboriú 
04/03/2012 - 17:00 - Chapecoense x Brusque 
04/03/2012 - 17:00 - Criciúma x Avaí
11/03/2012 - 17:00 - H. Aichinger x Avaí
11/03/2012 - 17:00 - Brusque x Criciúma
11/03/2012 - 17:00 - Camboriú x Chapecoense
11/03/2012 - 17:00 - Marcílio Dias x Metropolitano
11/03/2012 - 17:00 - Figueirense x Joinville
18/03/2012 - 17:00 - Joinville x H. Aichinger 
18/03/2012 - 17:00 - Metropolitano x Figueirense 
18/03/2012 - 17:00 - Chapecoense x Marcílio Dias 
18/03/2012 - 17:00 - Criciúma x Camboriú 
18/03/2012 - 17:00 - Avaí x Brusque
25/03/2012 - 17:00 - H. Aichinger x Brusque 
25/03/2012 - 17:00 - Camboriú x Avaí 
25/03/2012 - 17:00 - Marcílio Dias x Criciúma 
25/03/2012 - 17:00 - Figueirense x Chapecoense 
25/03/2012 - 17:00 - Joinville x Metropolitano
28/03/2012 - 20:30 - Metropolitano x H. Aichinger 
28/03/2012 - 20:30 - Chapecoense x Joinville 
28/03/2012 - 20:30 - Criciúma x Figueirense 
28/03/2012 - 20:30 - Avaí x Marcílio Dias 
28/03/2012 - 20:30 - Brusque x Camboriú
01/04/2012 - 17:00 - H. Aichinger x Camboriú 
01/04/2012 - 17:00 - Marcílio Dias x Brusque 
01/04/2012 - 17:00 - Figueirense x Avaí 
01/04/2012 - 17:00 - Joinville x Criciúma 
01/04/2012 - 17:00 - Metropolitano x Chapecoense
08/04/2012 - 17:00 - Chapecoense x H. Aichinger 
08/04/2012 - 17:00 - Criciúma x Metropolitano 
08/04/2012 - 17:00 - Avaí x Joinville 
08/04/2012 - 17:00 - Brusque x Figueirense 
08/04/2012 - 17:00 - Camboriú x Marcílio Dias
15/04/2012 - 17:00 - H. Aichinger x Marcílio Dias 
15/04/2012 - 17:00 - Figueirense x Camboriú 
15/04/2012 - 17:00 - Joinville x Brusque 
15/04/2012 - 17:00 - Metropolitano x Avaí 
15/04/2012 - 17:00 - Chapecoense x Criciúma

Calendário ciclístico começa no Parque Eco Esportivo Damha


Parque será palco da 6ª Volta Ciclística do Futuro, 1ª Volta Ciclística Feminina do Brasil e 2º Troféu Ecobike Damha
 
A cidade de São Carlos (230 Km de São Paulo) se prepara para respirar ciclismo. Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, a cidade recebe três competições que prometem agitar o calendário esportivo das bikes neste início de 2012: a 6ª Volta Ciclística do Futuro, 1ª Volta Ciclística Feminina do Brasil e 2º Troféu Ecobike Damha, todas com sede e ponto de apoio no Parque Eco Esportivo Damha.

As duas primeiras competições têm como público-alvo apenas atletas federados ou confederados. As provas poderão contar com a participação de equipes nacionais e estrangeiras, clubes regionais e ciclistas avulsos, desde que regularizados em 2012 na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e federações estaduais de origem. As equipes deverão ter em cada categoria o mínimo de três e o máximo de seis ciclistas, além de poderem usufruir de um carro de apoio.

As categorias da 6ª Volta Ciclística do Futuro são Júnior Masculino e Júnior Feminino (nascidos entre 1994 e 1995), Juvenil Masculino e Juvenil Feminino (nascidos entre 1996 e 1997) e Infanto Juvenil Masculino e Infanto Juvenil Feminino (nascidos entre 1998 e 2000). Já a 1ª Volta Ciclística Feminina do Brasil é voltada para mulheres federadas com idade a partir de 19 anos, que irão disputar a categoria Elite Feminino. Para ambas as competições, valem as regras da CBC e os pontos recebidos serão computados no ranking nacional. As inscrições são gratuitas e os clubes, equipes e atletas avulsos deverão remetê-las acompanhadas dos nomes e demais dados dos componentes de suas equipes até o dia 20/02, pelo do site www.fpciclismo.org.br. 

2º Troféu Ecobike Damha – Para os atletas não federados, a alternativa é participar do 2º Troféu Ecobike Damha, realizado no Parque Eco Esportivo Damha às 11h do dia 26. Classificada como competição speed, a modalidade é voltada para ciclistas homens a partir de 18 anos. As inscrições serão feitas duas horas antes da competição (no local da prova) e os participantes poderão fazer pré-reservas no site www.fpciclismo.org.br. O valor é R$30 e o pagamento poderá ser efetuado no momento da inscrição.
Com circuito de nove voltas (81 quilômetros), o Troféu Ecobike premiará os cinco primeiros colocados com troféus e quantia em dinheiro (1º lugar R$ 800, 2º lugar R$ 400, 3º lugar R$ 300, 4ª lugar R$ 200 e 5º lugar R$ 100). O atleta que fizer a volta mais rápida também ganhará R$ 200, mas para levar o prêmio o competidor precisará concluir a competição.



Cronograma das provas:
6ª Volta Ciclística do Futuro/1ª Volta Ciclística Feminina do Brasil

23/02
16h: Entrega dos Kits de participação.
18h: Reunião técnica.
Local: Paço Municipal, Rua Episcopal, 1575 – Centro.

24/02

Manhã:
       
Prova Contra-Relógio individual – 1ª Etapa
7h: Concentração
8h: Largada
Ordem de largada: Infanto Juvenil (masc./fem.), Juvenil (masc./fem.), Júnior (masc./fem.), Elite (Fem.).

Tarde

Circuito Contra-Relógio  – 2ª Etapa
12h30: Concentração
13h30: Largada da 1ª Bateria - Infanto Juvenil (masc./fem) = 3 voltas, 18km.
Obs: largada única, classificação separada.
14h30: 2ª Bateria – Juvenil (masc./fem.) e Junior fem. = 5 voltas, 30km.
Obs: largada única, classificação separada.
15h30: 3ª Bateria – Júnior masc. e Elite fem.: 8 voltas, 48km.
Metas volantes: 2ª e 3ª voltas.
Prêmio de montanha: 5ª e 6ª voltas.

25/02

7h: Concentração 3ª Etapa – Estrada.
Circuito: Água Vermelha / Santa Eudóxia / Água Vermelha.
8h: 1ª Bateria - Infanto Juvenil (masc./fem.) = 24km.
9h: 2ª Bateria – Juvenil (masc./fem) e Júnior fem. = 41,2km.
10h30: 3º Bateria – Júnior masc. e Elite fem. = 82,4Km.
Prêmios de passagem: Júnior masc. e Elite fem.
Metas volantes: 41.2km e 58.8km percorridos.
Prêmio de montanha: 24.1km e 66.3km percorridos.


26/02

7h: Concentração 4ª Etapa – Circuito.
8h: Largada 1ª Bateria - Infanto Juvenil (masc./fem): 3 voltas, 27km.

9h: 2ª Bateria – Juvenil (masc./fem.): 4 voltas, 36km.
10h30: 3º Bateria – Júnior masc. e Elite fem.: 8 voltas, 72km.
Metas volantes: 2ª e 3ª voltas.
Prêmio de montanha: 5ª e 6ª voltas.

Troféu Ecobike Damha

26/02
11h: Largada.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Maria Aparecida Francisquini: Somos tão adaptáveis!!!

Maria Aparecida Francisquini: Somos tão adaptáveis!!!: Todos nós, temos várias capacidades que podemos usar, todas as vezes que julgarmos necessário, para vivermos bem. Ou mal! Uma delas, é a gr...

Imagens e textos reforçam direito à liberdade religiosa no Brasil

23/01/2012 - 7h40
Cultura
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (Ccir) lança hoje (23) à noite, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, o livro Caminhando a Gente se Entende, com fotografias que retratam as quatro caminhadas já realizadas em defesa da liberdade religiosa. Essas caminhadas ocorrem sempre no terceiro domingos de setembro, na orla de Copacabana, zona sul da cidade.

O porta-voz da Ccir, babalaiô Ivanir dos Santos, disse que a publicação envolve textos de vários segmentos religiosos, “na defesa da liberdade religiosa, do diálogo e do respeito às diferenças”.

O lançamento faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, transcorrido no último sábado (21). Segundo Ivanir dos Santos, todos os segmentos que participam das Caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa consideram um “atentado contra a democracia” a perseguição a essas manifestações. “Se um segmento acha que é o único escolhido e passa a perseguir os outros, isso é um atentado”.

Ele lembrou que a Ccir defende a visão plural de religiões que existe no país. “O livro é, então, uma defesa dessa pluralidade, do respeito, e não de uma visão dogmática de um único segmento”. A ideia é mostrar à sociedade e ao mundo que existe a possibilidade de uma convivência pacífica e harmoniosa entre fiéis de diversas crenças.

Representantes dos ministérios da Justiça, Cultura e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial estão confirmados no evento. O livro conta ainda com textos da Polícia Civil, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Rio, parceiros do movimento em defesa da liberdade e da diversidade religiosa no estado.

Edição: Graça Adjuto

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BBB a banalidade em nome da audiência

Por Dhiogo José Caetano Em pleno século XXI nos deparamos com um programa onde vale tudo em nome do destaque, do acesso e do ibope que deve ser sempre crescente. O BBB é uma das produções televisivas de maior sucesso da história da televisão brasileira, no entanto é um espaço onde culturalmente nada nos oferece além de baixaria, guerra de egos e a exposição banal do corpo. O programa se idealiza dentro de um contexto que se estrutura uma linguagem totalmente fora dos padrões que a nossa sociedade idealizou ao longo dos séculos. Os telespectadores se deparam com uma banalidade da vida em comunidade, onde ocorre o uso exacerbado do erotismo, a banalidade da relação entre indivíduos, algo que parte da particularidade, em direção ao público de forma alienante. É triste pensar na nossa realidade televisiva, que baixamente perde o seu caráter em nome da mídia. O BBB é um dos programas que envergonha a classe de profissionais que trabalham para promover o desenvolvimento de uma programação televisiva, mais democrática e aberta para os mais diferentes tipos de classes de telespectadores. Não sou telespectador deste programa que ridiculamente faz parte do grupo seleto de programas que compõe a programação da alienante rede globo, mas nos intervalos de um programa para o outro passo rapidamente pelo canal, além de encontrar um montante de lixo virtual e impresso que é obrigatoriamente jogado ao público de forma abusiva; voltando ao contexto do mesmo digo que o programa é algo inóspito, totalmente desclassificado para ser apresentado ao público brasileiro. O programa nada nos oferece de cultura, cidadania, ética ou entretenimento, entretanto o mesmo é recheado de intolerância um verdadeiro “lixo” que de forma negativa representa o cotidiano social vivido por um grupo de verdadeiros “canibais irracionais” do mundo capitalista. Boninho o diretor do programa trabalha claramente com uma linguagem anti-cultural; o mesmo durante vários anos, promove uma seletiva para resgatar entre os cidadãos, os piores “elementos”, aqueles considerados a parte podre da sociedade; pessoas que fazem “tudo” em nome do dinheiro; uma verdadeira jaula habitada por seres “alienados” que são direcionados por Boninho (um profissional que ao se deparar com uma cena de molestamento afirma: “... deixa para ver onde vai chegar...”). De forma simples venho registrar a minha indignação e evidenciar o que já foi apontado por inúmeros meios de comunicação. A marca BBB nunca foi vista com bons olhos e hoje a realidade da mesma é ainda mais conflitante. Como ser humano e profissional da área do saber, declaro que ser um BBB (grande irmão brasileiro) é um adjetivo de poucos. Pois a grandeza está presente na arte de fazer a diferença e de trazer novas abordagens. Um grande irmão é aquele que leva a diferença por onde passa; transformando e renova o meio a sua volta; se tornando um exemplo a seguir. Nascer no Brasil é um sonho de muitos e uma realização de poucos. Mas onde estão os que desafiam o peito a própria morte em nome da nação? Construir o conceito de grande é algo invariável, pois cada um de nós desenvolve papeis diferenciados. No entanto somos todos brasileiros. Um verdadeiro irmão brasileiro tem a compreensão de ouvir a voz dos bestializados; lutando pelo bem do outro, praticando uma atitude revolucionará em nome da nossa América. Grandiosidade é o conceito de amor entre irmãos que vivenciam a plenitude da união de uma grande nação que prega “ordem e progresso”. Um grande irmão, busca a ordem e progresso de seu povo se tornando um verdadeiro herói nacional. Afinal, está longe do BBB, ser um dos programas que de forma ricamente falando contribuí positivamente para o desenvolvimento intelectual da sociedade brasileira; assim deixo claro para todos os brasileiros que este famoso programa que há doze anos faz parte da programação da “alienante” rede globo nunca nos apresentou aquilo que o nome do mesmo anuncia: um grande irmão brasileiro.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FIJ divulga ranking mundial após Masters do Cazaquistão

Por Assessoria de Imprensa A Federação Internacional de Judô divulgou o novo ranking mundial, que será utilizado
para o posicionamento dos cabeças de chave nas Copas do Mundo deste final de semana (Geórgia e Bulgária). Na nova lista, foram incluídos os pontos do Masters do Cazaquistão (100%), em que o Brasil fez seis medalhistas, e foram descontados pontos do Masters do Azerbaijão 2010 (valendo apenas 50%) e Coréia 2009 (já sem valor / 0%). Assim, mesmo sem medalhar em Almaty na última semana, alguns atletas sofreram variações no ranking mundial divulgado nesta terça-feira. As maiores evoluções na lista, que definirá os classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, foram Hugo Pessanha (10o para 6o lugar), no masculino, e Rafaela Silva (7a para 5a posição), no feminino. Estarão nas Olimpíadas os 22 melhores homens e as 14 melhores mulheres no ranking de 30 de abril de 2012. “Estamos em ótima situação no novo ranking. Considero que temos vaga assegurada em 12 das 14 categorias, algumas com mais, outras com menos conforto. Nossas situações mais delicadas são o 63kg e o 70kg e estamos trabalhando mais direcionado nessas categorias para que as meninas garantam também suas vagas e possamos ir, pela primeira vez a uma Olimpíada, com todos os pesos classificados. Como há a cota continental, mesmo que uma delas não entre pelo ranking, teria ainda essa outra opção, que contempla apenas um peso por país. Mas pelo menos uma delas tem que entrar pelo ranking mundial”, explica o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, lembrando que Mariana Silva e Maria Portela disputam no final de semana de 28 e 29 de janeiro a Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária. Em três categorias no masculino há dois atletas dentro da zona de classificação olímpica: médio, meio-pesado e pesado. “A briga no médio está boa, com Hugo e Tiago disputando ponto a ponto a vaga. Ao mesmo tempo em que é bom para elevar o nível da categoria, isso desgasta demais os atletas, que vão chegar às vésperas dos Jogos de Londres com muitas competições e estresse”, avalia o coordenador. Há mais três eventos no planejamento da CBJ até o fechamento do ranking mundial e a definição das vagas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, em 30 de abril: Grand Slam de Paris (4 e 5 de fevereiro), Grand Prix de Dusseldorf (18 e 19 de fevereiro) e Campeonato Pan-Americano de Montreal (26 a 29 de abril). Se nas categorias onde há dois atletas disputando a participação olímpica o Pan-Americano for determinante para apontar o mais bem colocado no ranking, a CBJ não enviará nenhum atleta à competição, já que pelo regulamento só pode inscrever um judoca em cada peso. “Consideramos que Paris e Dusseldorf serão decisivos”, diz Ney Wilson. “Só levaremos um atleta do médio, por exemplo, a Montreal, se o resultado no Pan não influenciar na disputa entre eles ou se houver chance de um deles assumir a vice-liderança do ranking, o que seria importante já pensando nos cruzamentos das Olimpíadas”, completa, ressaltando que nesse caso, no Pan, o Brasil seria representado na categoria por um terceiro atleta. Veja a movimentação dos brasileiros no ranking após o Masters do Cazaquistão: 60kg: Felipe Kitadai – de 16o para 15o 66kg: Leandro Cunha – de 7o para 6o 73kg: Bruno Mendonça – 14o (=) 81kg: Leandro Guilheiro – 2o (=) 90kg: Tiago Camilo – de 4o para 5o, Hugo Pessanha – de 10o para 6o 100kg: Luciano Correa – 17o (=), Leonardo Leite – 22o +100kg: Rafael Silva – de 6o para 5o, Daniel Hernandes – 10o (=) 48kg: Sarah Menezes – 3o (=) 52kg: Erika Miranda – de 6o para 7o 57kg: Rafaela Silva – de 7o para 5o 63kg: Mariana Silva – de 16o para 17o 70kg: Maria Portela – 22o (=) 78kg: Mayra Aguiar – de 4o para 3o +78kg: Maria Suelen Altheman – 10o (=)

Gauchão


Tabela - Campeonato Gaúcho 2012


Taça Piratini
21/01/2012 - 21:00 - Grêmio 0x2 Lajeadense
22/01/2012 - 17:00 - Avenida 3x2 Internacional
21/01/2012 - 17:00 - Cruzeiro 3x1 Santa Cruz
21/01/2012 - 20:30 - Novo Hamburgo 3x1 São José
22/01/2012 - 19:30 - Caxias 2x0 Ypiranga
21/01/2012 - 17:00 - Cerâmica 2x2 Juventude
22/01/2012 - 18:00 - Veranópolis 3x1 Universidade
22/01/2012 - 18:00 - Pelotas 1x2 São Luiz

26/01/2012 - 19:30 - Internacional x Cerâmica
25/01/2012 - 19:30 - Universidade x Grêmio
25/01/2012 - 17:00 - São José x Veranópolis
25/01/2012 - 20:30 - São Luiz x Cruzeiro
26/01/2012 - 19:00 - Santa Cruz x Avenida
26/01/2012 - 19:30 - Juventude x Pelotas
25/01/2012 - 22:00 - Lajeadense x Caxias
25/01/2012 - 20:30 - Ypiranga x Novo Hamburgo

29/01/2012 - 17:00 - Juventude x Grêmio
28/01/2012 - 21:00 - Internacional x Veranópolis
29/01/2012 - 17:00 - São José x Avenida
28/01/2012 - 20:30 - Ypiranga x Cruzeiro
29/01/2012 - 18:00 - Santa Cruz x Novo Hamburgo
29/01/2012 - 19:30 - São Luiz x Caxias
29/01/2012 - 18:00 - Universidade x Cerâmica
29/01/2012 - 18:00 - Lajeadense x Pelotas

18/01/2012 - 19:30 - Novo Hamburgo 0x1 Internacional
02/02/2012 - 19:30 - Grêmio x São Luiz
01/02/2012 - 17:00 - Cruzeiro x São José
01/02/2012 - 20:30 - Avenida x Universidade
02/02/2012 - 19:30 - Caxias x Santa Cruz
01/02/2012 - 22:00 - Veranópolis x Juventude
02/02/2012 - 19:00 - Pelotas x Ypiranga
01/02/2012 - 20:30 - Cerâmica x Lajeadense

05/02/2012 - 19:30 - Grêmio x Internacional
05/02/2012 - 19:00 - Cerâmica x São José
05/02/2012 - 17:00 - Cruzeiro x Lajeadense
05/02/2012 - 18:00 - Veranópolis x Santa Cruz
05/02/2012 - 18:00 - Avenida x Ypiranga
05/02/2012 - 17:00 - Caxias x Juventude
05/02/2012 - 18:00 - Novo Hamburgo x São Luiz
05/02/2012 - 18:00 - Pelotas x Universidade

08/02/2012 - 19:30 - Internacional x Cruzeiro
08/02/2012 - 22:00 - Ypiranga x Grêmio
08/02/2012 - 17:00 - São José x Caxias
09/02/2012 - 19:30 - Juventude x Avenida
08/02/2012 - 20:30 - Santa Cruz x Pelotas
08/02/2012 - 20:30 - Universidade x Novo Hamburgo
09/02/2012 - 19:00 - Lajeadense x Veranópolis
08/02/2012 - 20:30 - São Luiz x Cerâmica

11/02/2012 - 21:00 - Grêmio x Santa Cruz
12/02/2012 - 17:00 - Caxias x Internacional
12/02/2012 - 18:00 - Avenida x Lajeadense
12/02/2012 - 19:30 - Novo Hamburgo x Juventude
12/02/2012 - 17:00 - Cruzeiro x Universidade
11/02/2012 - 20:30 - Pelotas x São José
12/02/2012 - 18:00 - Veranópolis x São Luiz
12/02/2012 - 18:00 - Cerâmica x Ypiranga

18/02/2012 - 17:00 - São José x Grêmio
18/02/2012 - 17:00 - Internacional x Pelotas
18/02/2012 - 17:00 - Juventude x Cruzeiro
18/02/2012 - 17:00 - Santa Cruz x Cerâmica
18/02/2012 - 17:00 - São Luiz x Avenida
18/02/2012 - 17:00 - Universidade x Caxias
18/02/2012 - 17:00 - Ypiranga x Veranópolis
18/02/2012 - 17:00 - Lajeadense x Novo Hamburgo

1ª FASE - 2ª ETAPA - 1º TURNO - TAÇA PIRATINI
CHAVE 3
22/02/2012 - 1º CHAVE 1 x 4º CHAVE 2

CHAVE 4
22/02/2012 - 2º CHAVE 2 x 3º CHAVE 1

CHAVE 5
22/02/2012 - 2º CHAVE 1 x 3º CHAVE 2

CHAVE 6
22/02/2012 - 1º CHAVE 2 x 4º CHAVE 1

1ª FASE - 3ª ETAPA - 1º TURNO - TAÇA PIRATINI
CHAVE 7
26/02/2012 - VENCEDOR CHAVE 3 x VENCEDOR CHAVE 4

CHAVE 8
26/02/2012 - VENCEDOR CHAVE 5 x VENCEDOR CHAVE 6

1ª FASE - 4ª ETAPA - FINAL 1º TURNO - TAÇA PIRATINI
29/02/2012 - VENCEDOR CHAVE 7 x VENCEDOR CHAVE 8


TAÇA FARROUPILHA

03/03/2012 - 21:00 - Internacional x Ypiranga
03/03/2012 - 20:30 - São José x Lajeadense
04/03/2012 - 17:00 - São Luiz x Santa Cruz
04/03/2012 - 18:30 - Juventude x Universidade
04/03/2012 - 16:00 - Cerâmica x Grêmio
04/03/2012 - 17:00 - Novo Hamburgo x Cruzeiro
04/03/2012 - 17:00 - Veranópolis x Pelotas
03/03/2012 - 18:30 - Avenida x Caxias

11/03/2012 - 16:00 - Santa Cruz x Internacional
11/03/2012 - 17:00 - Ypiranga x São José
11/03/2012 - 17:00 - Universidade x São Luiz
11/03/2012 - 18:30 - Lajeadense x Juventude
11/03/2012 - 16:00 - Cruzeiro x Avenida
10/03/2012 - 20:30 - Pelotas x Cerâmica
10/03/2012 - 18:30 - Caxias x Veranópolis
10/03/2012 - 21:00 - Grêmio x Novo Hamburgo

18/03/2012 - 18:30 - Internacional x Juventude
18/03/2012 - 16:00 - São José x São Luiz
17/03/2012 - 20:30 - Santa Cruz x Ypiranga
18/03/2012 - 17:00 - Lajeadense x Universidade
18/03/2012 - 17:00 - Pelotas x Novo Hamburgo
17/03/2012 - 21:00 - Caxias x Cruzeiro
18/03/2012 - 17:00 - Cerâmica x Avenida
18/03/2012 - 16:00 - Veranópolis x Grêmio

25/03/2012 - 18:30 - Internacional x São José
25/03/2012 - 17:00 - São Luiz x Lajeadense
24/03/2012 - 21:00 - Juventude x Ypiranga
25/03/2012 - 17:00 - Universidade x Santa Cruz
24/03/2012 - 20:30 - Avenida x Pelotas
25/03/2012 - 17:00 - Cerâmica x Veranópolis
24/03/2012 - 18:30 - Novo Hamburgo x Caxias
25/03/2012 - 16:00 - Cruzeiro x Grêmio

28/03/2012 - 21:50 - Lajeadense x Internacional
28/03/2012 - 19:30 - São Luiz x Juventude
28/03/2012 - 20:30 - Santa Cruz x São José
29/03/2012 - 19:00 - Ypiranga x Universidade
28/03/2012 - 16:00 - Cruzeiro x Cerâmica
29/03/2012 - 19:00 - Caxias x Pelotas
28/03/2012 - 20:30 - Veranópolis x Novo Hamburgo
29/03/2012 - 21:10 - Grêmio x Avenida

01/04/2012 - 18:30 - Internacional x Universidade
31/03/2012 - 16:00 - São José x Juventude
31/03/2012 - 20:30 - Santa Cruz x Lajeadense
01/04/2012 - 16:00 - Ypiranga x São Luiz
01/04/2012 - 16:00 - Veranópolis x Cruzeiro
01/04/2012 - 18:30 - Caxias x Cerâmica
01/04/2012 - 16:00 - Novo Hamburgo x Avenida
01/04/2012 - 16:00 - Pelotas x Grêmio

08/04/2012 - 16:00 - São Luiz x Internacional
08/04/2012 - 16:00 - Universidade x São José
08/04/2012 - 16:00 - Juventude x Santa Cruz
08/04/2012 - 16:00 - Lajeadense x Ypiranga
08/04/2012 - 16:00 - Cerâmica x Novo Hamburgo
08/04/2012 - 16:00 - Avenida x Veranópolis
08/04/2012 - 16:00 - Cruzeiro x Pelotas
08/04/2012 - 16:00 - Grêmio x Caxias


1ª FASE - 2ª ETAPA - 2º TURNO - TAÇA FARROUPILHA
CHAVE 12
15/04/2012 - 1º CHAVE 10 x 4º CHAVE 11

CHAVE 13
15/04/2012 - 2º CHAVE 11 x 3º CHAVE 10

CHAVE 14
15/04/2012 - 2º CHAVE 10 x 3º CHAVE 11

CHAVE 15
15/04/2012 - 1º CHAVE 11 x 4º CHAVE 10


1ª FASE - 3ª ETAPA - 2º TURNO - TAÇA FARROUPILHA

CHAVE 16
22/04/2012 - VENCEDOR CHAVE 12 x VENCEDOR CHAVE 13

CHAVE 17
22/04/2012 - VENCEDOR CHAVE 14 x VENCEDOR CHAVE 15


1ª FASE - 4ª ETAPA - FINAL 2º TURNO - TAÇA FARROUPILHA

CHAVE 18
29/04/2012 - VENCEDOR 16 x VENCEDOR CHAVE 17

2ª FASE - CHAVE 19
FINAL

06/05/2012 - CAMPEÃO 1º TURNO x CAMPEÃO 2º TURNO OU CAMPEÃO 2º TURNO x CAMPEÃO 1º TURNO
13/05/2012 - CAMPEÃO 1º TURNO x CAMPEÃO 2º TURNO OU CAMPEÃO 2º TURNO x CAMPEÃO 1º TURNO


 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Turismólogos: chegou o reconhecimento

Com a Lei 12.591, profissão dá o primeiro passo rumo à regulamentação 19/01/2012 Brasília, DF - Foi publicada hoje (19), no Diário Oficial, a portaria que reconhece a profissão de turismólogo e disciplina seu exercício. A lei atende a uma antiga reivindicação da categoria, apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira: “Este é o primeiro passo para que a profissão seja regulamentada. O MTur sempre trabalhou pelo reconhecimento da atividade, o que acontece em boa hora, quando o país está para receber alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas”. E completou Gastão Vieira: “Nosso trabalho não terminou. Continuaremos discutindo junto ao Congresso Nacional e às entidades representativas os requisitos necessários à atividade”. Depois de dez anos trabalhando pelo reconhecimento da profissão, a Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo também comemora. “A legislação é positiva, porque abre os caminhos para a regulamentação. Reconhecemos que o Ministério do Turismo trabalhou para que a lei fosse ainda mais ampla. Ainda assim, demos um passo importante rumo à consolidação das atividades que operacionalizam o turismo”, explicou a presidente da associação, Tania Omena. A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras. “O ministro Gastão Vieira tem uma visão de futuro, levando em conta as necessidades de um país que se afirma como importante destino no cenário turístico internacional”, concluiu a presidente da Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo. ASCOM

Dilma sanciona regulamentação das profissões de turismólogo e cabeleireiro

Iara Farias Borges Da Agência Senado A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (18) as leis que regulamentam as profissões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador (Lei 12.592/12)e de turismólogo (Lei 12.591/12). A presidente, no entanto, vetou artigos dos projetos de lei que exigiam qualificação para o desempenho das atividades. Em sua mensagem de veto, Dilma explica que, de acordo com a Constituição, é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo apenas impor restrições na hipótese de a atividade ser passível de causar algum dano à sociedade. A decisão de vetar, ressaltou a presidente, foi tomada com base em consulta aos ministérios do Trabalho e Emprego, da Justiça, da Saúde, à Secretaria-Geral da Presidência da República e à Advocacia-Geral da União. Os dois projetos de lei foram aprovados em dezembro pelo Senado e encaminhados à sanção presidencial. O projeto de regulamentação da profissão de turismólogo (PLS 290/01) foi apresentado pelo então senador e hoje deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) e teve as emendas da Câmara aprovadas pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pelo Plenário. Também a proposta que regulamentou as atividades de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador (PLC 112/07), de autoria do ex-deputado Marcelo Teixeira, foi aprovada pela CAS e pelo Plenário no final de dezembro

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Protesto interrompe obra de barramento do Xingu por uma hora



Organizações sociais de Altamira e ativistas do movimento OcupaSampa, que estão na cidade, realizaram nesta quarta-feira, 18, uma ação direta no Xingu em protesto contra a construção da primeira ensecadeira no rio, o barramento provisório que permitirá a construção do paredão da barragem de Belo Monte. Nesta segunda, o Movimento Xingu Vivo para Sempre noticiou o início das intervenções  no rio, e na terça o Ministério Publico Federal enviou um questionamento oficial ao Ibama, à Funai, à Agência Nacional de Água e à Norte Energia após receber denúncia dos índios Arara, cuja aldeia fica abaixo da ensecadeira, de que as águas que usam para beber, cozinhar e banhar estavam enlameadas e impróprias para o consumo.
Pela manhã, cerca de 30 pescadores, ribeirinhos, moradores dos bairros que serão alagados, freiras, estudantes, indigenistas e trabalhadores se dirigiram em três barcos à comunidade do Arroz Cru, que fica a poucos quilômetros do local onde a Norte Energia iniciou a construção da ensecadeira, para preparar o ato.
Por volta das 10h, os manifestantes chegaram de surpresa ao local da obra, no Sítio Pimental, com uma faixa de 40 metros de comprimento com os dizeres: "Belo Monte: aqui tem crime do governo federal", e interromperam os serviços que estavam sendo realizados pelos trabalhadores.
Uma comissão do ato conversou com todos os operários que estavam no local, para garantir a segurança e o caráter pacífico da manifestação. Em seguida, caminhões e tratores foram pintados com tinta vermelha, simbolizando o sangue do Xingu e de suas populações. "CCBM [Consórcio Construtor Belo Monte] assassino" e "isso foi só um recado", diziam alguns dos grafites que decoravam os veículos. Enquanto estudantes salpicavam os tratores com sangue simbólico, os operários bateram em retirada.
Durante o ato, os trabalhadores e encarregados apenas filmavam os manifestantes - alguns por curiosidade, outros por obrigação -, mas afirmaram que teriam sido orientados a não reagir.
Posteriormente, os manifestantes atravessaram os 430 metros do rio de uma margem à outra, na ilha do Pimental, onde a Norte Energia iniciou o desmatamento de 15 mil hectares (o equivalente a 15 mil campos de futebol) autorizados pelo Ibama, para verificar a extensão do estrago ambiental. "Hoje fizemos uma manifestação simbólica, paramos as obras da primeira intervenção no Xingu por uma hora, mas nossa revolta é enorme. A água já está poluída, as árvores estão tombando, e tudo isso acontece enquanto mais de 13 ações correm na Justiça por crimes envolvendo Belo Monte. Mas queremos deixar claro que, apesar do massacre moral que estão querendo nos impor, estamos prontos para uma guerra, pelo nosso rio, pela nossa gente, pela nossa vida", afirmou Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A propósito da matéria “MinC nega favores políticos”, publicada nesta terça-feira (17/01), no Estadão, o MinC esclarece: 1- O autor do texto, Jotabê Medeiros, escreveu que “seria interessante que o MinC divulgasse a página do Diário Oficial em que estão celebrados tais convênios em 2010″, referindo-se a convênios assinados com o Consórcio Intermunicipal Culturando, questionados na semana passada pelo jornal como se fossem “trocas de favores” por parte da Ministra Ana. Para saber que tais convênios foram assinados antes da gestão da Ministra –o que desmontaria a matéria da semana passada– bastaria ao jornalista uma simples pesquisa no Diário Oficial da União dos dias 13/12/2010, página 37 (http://migre.me/7zCWj) e 21/12/2010, página 21 (http://migre.me/7zD7h). 2- Ele escreveu ainda que em 2011 o MinC atrasou o pagamento de parcela aos pontos de cultura do Estado de São Paulo. Na sua tese insustentada, a atual gestão de um lado prejudica os pontos de cultura, e, de outro, favorece uns poucos municípios no interior de São Paulo. Outra simples pesquisa novamente desmontaria a pauta: ocorreu, sim, atraso no pagamento de uma das parcelas devidas aos pontos de cultura, mas em 2010 —antes portanto da gestão atual. Mas tal atraso em 2010 se deveu não ao MinC, mas à circunstância de que a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo estava negativada na Secretária do Tesouro Nacional. 3- Esse impedimento foi solucionado com parecer da Consultoria Jurídica deste Ministério, de 01/04/2011, que fez indicativo para a quitação dos recursos da segunda parcela, liberados em 06/04/2011. A terceira parcela do convênio será paga em abril de 2012, de acordo com normativos que prevêem intervalo de 12 meses entre os pagamentos e a prestação de contas da liberação anterior. 4- O repórter cobra também “medida esclarecedora” do MinC para “negar efetivamente qualquer favorecimento político” para o Consórcio Culturando por parte da Ministra Ana. Aqui está: a demanda do Culturando chegou ao MinC em 17/05/2010, portanto muito antes de a ministra Ana de Hollanda assumir (além de os convênios terem sido assinados, como provado acima, em 12/2010). 5- O jornalista exige ainda “qual foi o parecer técnico que definiu” a criação do consórcio via uma ONG. Novamente, pesquisa indicaria que não se trata de ONG, mas de consórcio público legalmente constituído –frise-se, antes da gestão atual– com municípios da macrorregião de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Carlos, no interior do Estado de São Paulo. 6- O parecer que o repórter classifica de “inexistente” está registrado com o número 1.409/2010. Nele, a Consultoria Jurídica do MinC, subordinada à Advocacia Geral da União-AGU, dá “parecer técnico favorável”, com a menção de que o Consórcio Intermunicipal Culturando “demonstra capacidade operacional, institucional e financeira para a execução das ações propostas.” Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Estádio do Pacaembu: começo da privatização????

Holandeses se interessam pelo Estádio do PacaembuTexto: Lucas Favoretto lfavoretto@prefeitura.sp.gov.br A Copa do Mundo de 2014 no Brasil com as construções de novas arenas como a do Corinthians e Palmeiras e a possibilidade do Santos também de construir a sua na grande São Paulo, o futuro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho começa a se traçado. No último sábado (14) holandeses responsáveis pela Amsterdam Arena, estádio do Ajax, visitaram o Pacaembu e se reuniram com o Secretário Adjunto de Esportes, Lazer e Recreação, Gilberto Nucci, com o Diretor do Pacaembu, Mauro Senardes Castro, e o Coordenador de Equipamentos da SEME, José Alberto Bassi. Foram discutidos assuntos como o treinamento stewards, que são comissários treinados para receber o torcedor ao estádio, o treinamento de gestores para valorizar os equipamentos na hora da comercialização e por último a atualização do Pacaembu. Em 2009 a Secretaria de Esportes já havia feito parceria com a Amsterdam Arena para um seminário de treinamento de Stewards e agora nesse ano de 2012 a parceria deve ser repetida. Serão realizados seminários com módulos de hospitalidade, tecnologia da informação, comercial e um especial para o equipamento Pacaembu. Como o CEO (Chief Executive Officer), uma espécie de diretor, da Amsterdam Arena, Henk Markerink, disse “O Pacaembu tem muito potencial, é um belo lugar e bem localizado. Temos muitas oportunidades para desenvolver e evoluir para o Pacaembu 2.0. Esse vai ser um lugar símbolo da cidade, um lugar onde as pessoas se encontrem.” Há muitas possibilidades para o Estádio, como a realização de lutas como o UFC, a realização de shows, de seminários, de congressos e até mesmo um Grand Slam de tênis. Há outros interessados em parcerias como a Microsoft para instalação de uma incubadora para divulgação de seus produtos. Com essas inúmeras possibilidades o Secretário Adjunto, Gilberto Nucci, concluiu “É hora de começar a discutir o futuro do Pacaembu. Original em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=37011

Superliga Feminina: Sesi-SP recebe Vôlei Futuro, o único invicto do campeonato



Foto da notícia
Ana Cristina aposta no fato do Vôlei Futuro usar duas levantadoras
RIO DE JANEIRO, 16.01.2012 – O Sesi-SP está em quinto lugar na classificação geral da Superliga feminina de vôlei 11/12 e recebe o líder do campeonato, Vôlei Futuro (SP), nesta TERÇA-FEIRA (17.01), às 21h, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). A partida, válida pela oitava rodada do turno, terá transmissão ao vivo do canal Sportv.
Enquanto o Sesi-SP quer o resultado positivo para melhorar a classificação e se firmar na competição depois de duas vitórias consecutivas (Pinheiros e Rio do Sul), o Vôlei Futuro tem como meta vencer e manter a posição de único invicto na Superliga feminina.
Uma das forças do time da Vila Leopoldina fica por conta da experiente Sassá, que aparece como a sexta melhor jogadora de defesa do campeonato. Ponteira da seleção brasileira e titular absoluta no Sesi-SP, Sassá sabe que terá uma partida difícil, mas demonstra confiança.
“O Vôlei Futuro tem um poder de ataque muito forte e sabemos que vamos encontrar dificuldades para neutralizar jogadoras como a Paula, a Fernanda Garay e a Joycinha. Mas treinamos bastante e, claro, vamos entrar em quadra para vencer. Acredito que a concentração vai ser fundamental, pois esse tem tudo para ser um jogo de paciência, onde o time que errar menos vai sair com a vitória”, opina Sassá.
Além de Sassá, o Sesi-SP tem na levantadora Dani Lins, terceira colocada nas estatísticas de levantamento e segunda na de defesa, outra jogadora de segurança. Dani foi como titular nos sete jogos disputados até agora. Já o Vôlei Futuro utiliza as duas levantadoras frequentemente. Ana Tiemi começou os cinco primeiros jogos e Ana Cristina, os dois últimos.
“Temos características diferentes, mas, com qualquer uma das duas em quadra, o time não perde em qualidade. Cada jogo, ou mesmo cada momento de uma partida, pode pedir mais um estilo ou outro e acredito que o fato de poder contar com as duas levantadoras pode ser uma arma do nosso time contra o Sesi-SP”, comenta Ana Cristina.
O Sesi-SP lidera as estatísticas de melhor defesa do campeonato, com 48,27% de eficiência. Neste mesmo fundamento, o Vôlei Futuro é o terceiro colocado, com 44,17% de aproveitamento.
Unilever e Usiminas/Minas se enfrentam no Maracanãzinho
Após conquistar uma importante vitória sobre o Sollys/Osasco (SP) e, assim, tirar a invencibilidade do time paulista, a Usiminas/Minas (MG) busca mais uma vitória na Superliga, desta vez, contra a Unilever. O jogo será também nesta terça-feira (17.01), às 20h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Quarto colocado na tabela, o time mineiro chega com a responsabilidade de vencer o vice-líder da competição.
O técnico da Usiminas/Minas, Jarbas Soares, acredita na força do grupo. “A Unilever é favorita, mas podemos surpreendê-las. Estamos treinando bem e os detalhes serão importantes em um jogo como este. Além de nos prepararmos em quadra, estamos também estudando bastante o time delas, na tentativa de neutralizar os pontos fortes da Unilever”, explica Jarbas.
As duas maiores pontuadoras da Superliga, as cubanas Herreira e Daymi, estão na Usiminas/Minas, fato que preocupa o técnico da Unilever, Bernardinho. E o treinador ainda destaca outras qualidades do adversário desta terça.
"As cubanas fazem a diferença no ataque do Minas. O time conta com duas centrais que são boas bloqueadoras e também com uma levantadora, a Claudinha, que vem crescendo ao longo da competição. É uma equipe que tem plenas condições de estar entre os quatro finalistas", destaca o técnico Bernardinho.
Outros três jogos complementam a rodada
Além de Sesi-SP e Vôlei Futuro e de Unilever e Usiminas/Minas, a oitava rodada da Superliga feminina ainda terá outros três jogos na noite desta terça-feira, todos às 20h.
O São Caetano (SP) receberá o Macaé Sports (RJ) no ginásio Lauro Gomes, na cidade do ABC Paulista; o Mackenzie/Cia do Terno (MG) jogará em casa contra o Banana Boat/Praia Clube (MG), e o Rio do Sul (SC) enfrentará o BMG/São Bernardo (SP) na cidade catarinense.
Sollys/Nestlé (SP) e Pinheiros (SP) abrem a rodada na noite desta SEGUNDA-FEIRA (16.01). A partida será às 21h, no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), e terá transmissão ao vivo do canal Sportv.
SUPERLIGA FEMININA 11/12
OITAVA RODADA DO TURNO
17.01 (TERÇA-FEIRA) – Sesi-SP x Vôlei Futuro, às 21h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
17.01 (TERÇA-FEIRA) – Unilever x Usiminas/Minas, às 20h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)
17.01 (TERÇA-FEIRA) – São Caetano x Macaé Sports, às 20h, no ginásio Lauro Gomes, e São Caetano (SP)
17.01 (TERÇA-FEIRA) – Mackenzie/Cia do Terno x Banana Boat/Praia Clube, às 20h, no ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte (MG)
17.01 (TERÇA-FEIRA) – Rio do Sul x BMG/São Bernardo, às 20h, no ginásio Artenir Werner, em Rio do Sul (SC)

Cartão Verde recebe Serginho Chulapa


O centroavante da Copa de 82 fala sobre o fatídico campeonato, na série especial do programa da TV Cultura, nesta terça (17/1), às 22h


São Paulo, 16 de janeiro de 2012
 – No especial sobre a Copa do Mundo de 1982, que oCartão Verde leva ao ar durante o mês de janeiro, o convidado desta semana é Serginho Chulapa. O programa vai ao ar nesta terça (17/1), às 22h, na TV Cultura.

Maior artilheiro da história do São Paulo, Serginho Chulapa integrou a equipe de craques do técnico Telê Santana, na Copa de 82. Em meio às conversas francas que sempre acontecem nesta atração, Serginho é direto quando diz: "Na época eu era melhor que todos que estavam aqui. Se eu não fui bem na Copa é outro problema, mas aqui no Brasil eu era melhor que qualquer um.”

Cartão Verdeque conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Vitor Birner e Xico Sá, é exibido pela TV Cultura toda terça-feira, das 22 às 23 horas, e está no ar desde 1993

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Torcedor estrangeiro terá roteiros turísticos para intervalos dos jogos da Copa no Brasil


12/01/2012 - 11h15

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O turista estrangeiro terá uma oferta de roteiros que poderá visitar durante o intervalo dos jogos da Copa do Mundo de 2014, a partir da sede em que a seleção de seu país vai jogar. A lista elaborada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur poderá ser ampliada conforme o interesse de outras cidades em participar.
“Fizemos uma primeira seleção de roteiros que teve uma enorme repercussão e existem vários pedidos de outros destinos para entrar nessa lista. Estamos fazendo um trabalho permanente de atualização e esperamos, dentro do menor prazo possível, divulgar aquele que será o reitero oficial, combinado pelo Ministério do Turismo com o Ministério do Esporte, a Fifa [Federação Internacional de Futebol] e demais entidades envolvidas com a Copa do Mundo”, disse Gastão Vieira, ao participar do Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a  EBC Serviços .
“Esse roteiro terá o selo da Copa para o turista estrangeiro que vier ao Brasil assistir ao Mundial de 2014, e que nós estimamos em 600 mil pessoas”, disse. Segundo ele, não há um prazo, mas sim critérios para a participação das cidades no roteiro da Copa, como distâncias de deslocamento e localização das áreas onde ocorrerão os jogos.
O roteiro será baseado num trabalho antigo do ministério sobre os 65 destinos turísticos do país, explicou Gastão Vieira. Sobre a preparação da infraestrutura brasileira para o Mundial de 2014, o ministro do Turismo garantiu que a situação é tranqüila.
“Temos a convicção de que tudo vai estar pronto no momento certo para o início da Copa do Mundo e alguns equipamentos de infraestrutura, bem antes. Os estádios, por exemplo, na sua maioria, vão estar prontos um ano antes. Os problemas são muito pontuais e serão resolvidos dentro do prazo estabelecido”, garantiu o ministro.
Edição: Talita Cavalcante

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Campeonato Paranaense 2012


PRIMEIRO TURNO
1ª RODADA
22 janeiro
17:00 Corinthians-PR X Rio Branco
17:00 Paranavaí X Operário
17:00 Arapongas X Roma
17:00 Cianorte X Iraty
17:00 Toledo X Coritiba - RPCTV
19:30 Atlético X Londrina - PFC
2ª RODADA
25 janeiro
17:00 Iraty X Arapongas
19:30 Coritiba X Corinthians-PR - PFC
20:30 Londrina X Paranavaí
20:30 Roma X Cianorte
20:30 Rio Branco X Toledo
21:50 Operário X Atlético - RPCTV
3ª RODADA
28 janeiro
17:00 Coritiba X Iraty - PFC
29 janeiro
17:00 Corinthians-PR X Londrina - RPCTV
17:00 Arapongas X Paranavaí
17:00 Rio Branco X Atlético - PFC
17:00 Operário X Roma
17:00 Toledo X Cianorte
4ª RODADA
01 fevereiro
17:00 Iraty X Corinthians-PR
19:30 Atlético X Roma - PFC
20:30 Londrina X Arapongas
20:30 Cianorte X Rio Branco
20:30 Toledo X Operário
21:50 Paranavaí X Coritiba - RPCTV
5ª RODADA
04 fevereiro
17:00 Coritiba X Arapongas - PFC
17:00 Iraty X Londrina
17:00 Corinthians-PR X Paranavaí
17:00 Cianorte X Atlético - RPCTV
17:00 Roma X Toledo
17:00 Rio Branco X Operário
6ª RODADA
08 fevereiro
17:00 Arapongas X Corinthians-PR
19:30 Atlético X Toledo - PFC
20:30 Paranavaí X Iraty
20:30 Roma X Rio Branco
20:30 Operário X Cianorte
21:50 Londrina X Coritiba - RPCTV
7ª RODADA
11 fevereiro
17:00 Corinthians-PR X Roma
12 fevereiro
17:00 Toledo X Londrina
17:00 Paranavaí X Cianorte
17:00 Arapongas X Operário
17:00 Iraty X Atlético - RPCTV
19:30 Coritiba X Rio Branco - PFC
8ª RODADA
15 fevereiro
20:30 Rio Branco X Paranavaí
20:30 Toledo X Arapongas
20:30 Roma X Iraty
21:50 Operário X Londrina - RPCTV
21:50 Cianorte X Coritiba - RPCTV
16 fevereiro
19:30 Atlético X Corinthians-PR - PFC
9ª RODADA
19 fevereiro
17:00 Londrina X Roma
17:00 Corinthians-PR X Cianorte
17:00 Paranavaí X Toledo
17:00 Arapongas X Atlético - RPCTV
17:00 Iraty X Rio Branco
19:30 Coritiba X Operário - PFC
10ª RODADA
22 fevereiro
20:30 Toledo X Corinthians-PR
20:30 Roma X Paranavaí
20:30 Rio Branco X Arapongas
20:30 Operário X Iraty
20:30 Atlético X Coritiba - PFC
21:50 Cianorte X Londrina - RPCTV
11ª RODADA
26 fevereiro
17:00 Londrina X Rio Branco
17:00 Corinthians-PR X Operário
17:00 Paranavaí X Atlético
17:00 Arapongas X Cianorte
17:00 Iraty X Toledo
17:00 Coritiba X Roma
SEGUNDO TURNO

1ª RODADA
29 fevereiro
16:00 Iraty X Cianorte
20:30 Rio Branco X Corinthians-PR
20:30 Operário X Paranavaí
20:30 Roma X Arapongas
21:50 Londrina X Atlético - RPCTV
01 mar
19:30 Coritiba X Toledo - PFC
2ª RODADA
03 março
18:30 Atlético X Operário - PFC
04 março
15:50 Arapongas X Iraty
15:50 Corinthians-PR X Coritiba - RPCTV
16:00 Cianorte X Roma
16:00 Toledo X Rio Branco
16:00 Paranavaí X Londrina - RPCTV
3ª RODADA
11 março
15:50 Iraty X Coritiba - RPCTV
16:00 Londrina X Corinthians-PR
16:00 Paranavaí X Arapongas
16:00 Roma X Operário
16:00 Cianorte X Toledo
18:30 Atlético X Rio Branco - PFC
4ª RODADA
18 março
15:50 Arapongas X Londrina
15:50 Corinthians-PR X Iraty
16:00 Roma X Atlético - RPCTV
16:00 Rio Branco X Cianorte
16:00 Operário X Toledo
18:30 Coritiba X Paranavaí - PFC
5ª RODADA
25 março
15:50 Arapongas X Coritiba - RPCTV
16:00 Londrina X Iraty
16:00 Paranavaí X Corinthians-PR
16:00 Toledo X Roma
16:00 Operário X Rio Branco
18:30 Atlético X Cianorte - PFC
6ª RODADA
28 março
15:50 Corinthians-PR X Arapongas
15:50 Iraty X Paranavaí
19:30 Coritiba X Londrina - PFC
20:30 Rio Branco X Roma
20:30 Cianorte X Operário
21:50 Toledo X Atlético - RPCTV
7ª RODADA
31 março
18:30 Atlético X Iraty - PFC
01 abril
16:00 Londrina X Toledo - RPCTV
16:00 Roma X Corinthians-PR
16:00 Cianorte X Paranavaí
16:00 Operário X Arapongas
16:00 Rio Branco X Coritiba - PFC
8ª RODADA
07 abril
15:30 Corinthians-PR X Atlético - PFC
08 abril
15:30 Arapongas X Toledo
15:30 Iraty X Roma
16:00 Londrina X Operário
16:00 Paranavaí X Rio Branco - RPCTV
18:30 Coritiba X Cianorte - PFC
9ª RODADA
14 abril
18:30 Atlético X Arapongas - PFC
15 abril
16:00 Roma X Londrina
16:00 Cianorte X Corinthians-PR
16:00 Toledo X Paranavaí
16:00 Rio Branco X Iraty
16:00 Operário X Coritiba - RPCTV
10ª RODADA
22 abril
15:30 Corinthians-PR X Toledo
15:30 Arapongas X Rio Branco
15:30 Iraty X Operário
16:00 Londrina X Cianorte - RPCTV
16:00 Paranavaí X Roma
16:00 Coritiba X Atlético - PFC
11ª RODADA
29 abril
16:00 Rio Branco X Londrina
16:00 Operário X Corinthians-PR
16:00 Atlético X Paranavaí
16:00 Cianorte X Arapongas
16:00 Toledo X Iraty
16:00 Roma X Coritiba

Exercício digital: como utilizar as telas para incentivar atividades físicas durante as férias escolares?

  Por Kelly Soares Rosa   Frequentemente associadas ao sedentarismo, as telas, quando usadas de forma inteligente e equilibrada, também pode...