quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Mancha Verde agita Carnaval de 200 adolescentes na próxima segunda-feira

Evento da Secretaria de Estado da Saúde vai conscientizar jovens sobre drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis

A Secretaria de Estado da Saúde promove na próxima segunda-feira, 28 de janeiro, uma grande festa de pré-Carnaval para cerca de 200 adolescentes na capital paulista. Integrantes da bateria da escola de samba Mancha Verde vão animar o evento, das 17h às 21h, na Casa do Adolescente de Pinheiros. A iniciativa integra o projeto Balada da Saúde, que acontece todas as segundas-feiras. A entrada é gratuita para jovens entre 12 e 20 anos.
Profissionais da Casa do Adolescente irão aproveitar a oportunidade para orientar os jovens sobre álcool, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, e prevenção da gravidez precoce por meio do uso correto de métodos anticoncepcionais. Haverá, ainda, distribuição gratuita de preservativos entre os adolescentes. O objetivo é reunir samba e orientação no mesmo local.
“É uma grande oportunidade para que os adolescentes entrem no ritmo do Carnaval, maior festa popular do país, mas também reforcem a conscientização sobre os riscos do uso de drogas e bebidas alcoólicas, além dos perigos do sexo sem proteção”, afirma a coordenadora do programa de Saúde do Adolescente da Secretaria, Albertina Duarte Takiuti.
Balada da Saúde
Utilizar a diversão para orientar sobre sexo, uso correto de métodos anticoncepcionais_entre eles, a Pílula do Dia Seguinte, e oferecer atendimento médico. É o que pretende a Secretaria de Estado da Saúde com o projeto Balada da Saúde, lançado em 2007.
O novo programa oferece, toda segunda-feira, uma festa diferente aos adolescentes, na Casa do Adolescente de Pinheiros. Qualquer pessoa de 12 a 20 anos pode participar.
Em todas as baladas há equipes do Programa de Adolescente da Secretaria para o Plantão das Emoções. Ginecologistas, psicólogos e nutricionistas tiram dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Se necessário, os adolescentes passam por exames, como aferição de pressão, altura e peso, ou agendar atendimento.
Cada balada tem um tema diferente: rap, MPB, dance music, enfim, todos os estilos musicais. Os adolescentes podem, inclusive, inscrever bandas para tocar durante a festa.
A Casa do Adolescente de Pinheiros fica na rua Ferreira de Araújo, 789, zona oeste da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exercício digital: como utilizar as telas para incentivar atividades físicas durante as férias escolares?

  Por Kelly Soares Rosa   Frequentemente associadas ao sedentarismo, as telas, quando usadas de forma inteligente e equilibrada, também pode...